Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Funghetto, Silvana Schwerz | - |
dc.contributor.author | Campanati, Fernanda Letícia da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T14:52:52Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26T14:52:52Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-11-14 | - |
dc.identifier.citation | CAMPANATI, Fernanda Letícia Da Silva. A simulação clínica como método de ensino na disciplina de Semiologia e Semiotécnica 2. 2019. 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38268 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | CAMPANATI, F. L. S. A simulação clínica como método de ensino na disciplina de
Semiologia e Semiotécnica 2. 2019. p. 137. Dissertação (Mestrado) – Programa de PósGraduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, Faculdade de Ceilândia, Universidade de
Brasília, Brasília, 2019.
Introdução: O ensino por meio da simulação permite a capacitação em condições reais, com
simuladores e atores, de forma interativa em um ambiente controlado. As disciplinas pautadas
na Enfermagem Fundamental são essenciais no currículo de Enfermagem, uma vez que
propiciam ao discente o primeiro contato com a prática para o desenvolvimento de capacidades
e habilidades exigidas, logo, torna-se necessário o uso de métodos que os aproxime da
realidade, bem como permita o treinamento repetitivo, sem comprometer a segurança dos
envolvidos. Objetivo: Avaliar a implementação da simulação clínica, por discentes de
graduação de enfermagem, enquanto estratégia de ensino na área da Enfermagem Fundamental.
Método: Trata-se de um estudo de intervenção quase-experimental, desenvolvido em duas
etapas, sendo que a primeira teve como finalidade a elaboração e validação do cenário simulado
e do instrumento de desempenho técnico-científico, que foi utilizado nos momentos de pré e
pós-testes. A segunda etapa foi realizada com 60 discentes do curso de graduação em
Enfermagem, estes foram distribuídos em grupos de comparação (GC) e de intervenção (GI),
os quais fizeram uso do ensino tradicional e do ensino tradicional associado ao ensino simulado,
respectivamente. Além do uso de pré e pós-teste aplicados a ambos grupos com a finalidade de
avaliar o conhecimento dos discentes, ao grupo de intervenção ainda se utilizou as seguintes
escalas para avaliar a intervenção simulada, Escala de satisfação de estudantes e autoconfiança
na aprendizagem; Escala de design da simulação e a Escala de experiência com o debriefing.
Os dados obtidos foram estruturados em planilha e exportados para o SPSS, onde foram
realizadas as análises. Resultados: Ambos grupos tiveram uma evolução cognitiva, o GC que
apresentava inicialmente uma mediana de 5,0 findou com uma de 7,0, já o GI iniciou com uma
mediana de 5,0, e acabou finalizando com uma de 8,0. Porém, ao realizarmos a comparação
entre ambos, o GI obteve um ganho de conhecimento superior ao GC, com significância
estatística de p=0,016 no delta. Além disso, os estudantes submetidos a simulação
demonstraram alto grau de satisfação com sua aprendizagem, bem como o momento de
debriefing demonstrou ser a chave da simulação clínica. O Alpha de Cronbach revelou uma
consistência interna de 0,838 para a Satisfação e Autoconfiança, 0.912 para o Design e 0.943
para o Debriefing. Conclusão: O ensino simulado auxilia de maneira significativa no ganho de
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conhecimento dos estudantes, sendo assim, deve-se lançar mão do uso desta metodologia no
ensino da Enfermagem Fundamental.
Descritores: Enfermagem; Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem;
Simulação; Simulação de Paciente. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A simulação clínica como método de ensino na disciplina de Semiologia e Semiotécnica 2 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em enfermagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Simulação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Simulação de paciente | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | CAMPANATI, F. L. S. Clinical simulation as a teaching method in Semiology and
Semiotics 2. 2019. p. 137. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências
e Tecnologias em Saúde, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Introduction: Teaching through simulation enables real-time training with simulators and
actors interactively in a controlled environment. The disciplines based on Fundamental Nursing
are essential in the Nursing curriculum, since they provide students with the first contact with
practice to develop required skills and abilities, so it is necessary to use methods that bring them
closer to reality, as well as allowing repetitive training without compromising the safety of
those involved. Objective: To evaluate the implementation of clinical simulation by
undergraduate nursing students, as a teaching strategy in the disciplines based on fundamental
nursing. Method: This is a quasi-experimental intervention study, developed in two stages, the
first of which was to elaborate and validate the simulated scenario and the technical-scientific
performance instrument, which was used in the pre and post tests moments. The second stage
was performed with 60 undergraduate Nursing students, which were distributed in comparison
(CG) and intervention (GI) groups, which made use of traditional education and traditional
teaching associated with simulated teaching, respectively. In addition to the use of pretest and
posttest applied to both groups to assess students' knowledge, the intervention group also used
the following scales to evaluate simulated intervention, Student Satisfaction Scale and SelfConfidence in Learning; Simulation Design Scale and the Debriefing Experience Scale. The
data obtained were structured in a spreadsheet and exported to SPSS, where the analyzes were
performed. Results: Both groups had a cognitive evolution, the CG that initially had a median
of 5.0 ended with one of 7.0, while the GI started with a median of 5.0 ended up with one of
8.0. However, when comparing both, the IG obtained a gain of knowledge superior to the CG,
with statistical significance of p = 0.016 in the delta. In addition, students undergoing simulation
demonstrated a high degree of satisfaction with their learning, as well as the moment of
debriefing proved to be the key to clinical simulation. Cronbach's Alpha revealed an internal
consistency of 0.838 for Satisfaction and Confidence, 0.912 for Design, and 0.943 for
Debriefing. Conclusion: Simulated teaching significantly helps students gain knowledge, so
the use of this methodology should be used in the teaching of fundamental nursing.
Descriptors: Nursing; Education Nursing; Students Nursing; Simulation; Patient Simulation. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | CAMPANATI, F. L. S. Simulación clínica como método de enseñanza en Semiología y
Semiótica 2. 2019. p. 137. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências
e Tecnologias em Saúde, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Introducción: La enseñanza a través de la simulación permite la capacitación en tiempo real
con simuladores y actores de manera interactiva en un entorno controlado. Las disciplinas
basadas en la Enfermería Fundamental son esenciales en el plan de estudios de Enfermería, ya
que proporcionan a los estudiantes el primer contacto con la práctica para desarrollar las
habilidades y destrezas requeridas, por lo que es necesario utilizar métodos que los acerquen a
la realidad. además de permitir entrenamiento repetitivo sin comprometer la seguridad de los
involucrados. Objetivo: Evaluar la implementación de la simulación clínica en estudiantes de
pregrado de enfermería, como estrategia de enseñanza en las disciplinas basadas en la
enfermería fundamental. Método: Este es un estudio de intervención cuasi-experimental,
desarrollado en dos etapas, la primera de las cuales tuvo como objetivo elaborar y validar el
escenario simulado y el instrumento de desempeño técnico y científico, que se utilizó en los
momentos previos y posteriores a la prueba. La segunda etapa se realizó con 60 estudiantes de
pregrado de Enfermería, que se dividieron en grupos de comparación (GC) e intervención (GI),
que utilizaron la educación tradicional y la enseñanza tradicional asociada con la enseñanza
simulada, respectivamente. Además del uso de pretest y posttest aplicado a ambos grupos para
evaluar el conocimiento de los estudiantes, el grupo de intervención también usó las siguientes
escalas para evaluar la intervención simulada, la Escala de satisfacción del estudiante y la
autoconfianza en aprendizaje Escala de diseño de simulación y escala de experiencia de análisis.
Los datos se estructuraron en una hoja de cálculo y se exportaron a SPSS, donde se realizaron
los análisis. Resultados: Ambos grupos tuvieron una evolución cognitiva, el CG que
inicialmente tenía una mediana de 5.0 terminó con uno de 7.0, mientras que el GI comenzó con
una mediana de 5.0 y terminó con uno de 8.0. Sin embargo, al comparar ambos, el IG obtuvo
una ganancia de conocimiento superior al CG, con significancia estadística de p = 0.016 en el
delta. Además, los estudiantes sometidos a simulación demostraron un alto grado de
satisfacción con su aprendizaje, así como el momento del interrogatorio resultó ser la clave para
la simulación clínica. El Alfa de Cronbach reveló una consistencia interna de 0.838 para
Satisfacción y Confianza, 0.912 para Diseño y 0.943 para Debriefing. Conclusión: La
enseñanza simulada ayuda significativamente a los estudiantes a adquirir conocimientos, por lo
que el uso de esta metodología debe usarse en la enseñanza de la enfermería fundamental.
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Descriptores: Enfermería; Educación en Enfermería; Estudiantes de Enfermería; Simulación;
Simulación de Paciente | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde | - |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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