Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto | - |
dc.contributor.author | Vieira, Núbia Jane Freire | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T14:46:04Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26T14:46:04Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-09-06 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Núbia Jane Freire. As Políticas Públicas de Educação Profissional sob a Ótica dos Professores de uma Escola Pública do Distrito Federal. 2019. 146 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38265 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | No mundo contemporâneo, as transformações econômicas e tecnológicas, a
reorganização da produção e do trabalho acenam para um horizonte de múltiplas
possibilidades e demandam a construção de um projeto de Educação Profissional, tendo
como dimensões indissociáveis a aprendizagem, a cidadania, o trabalho, as
comunicações, a ciência, a tecnologia, entre outras. Em atendimento a essa demanda, e
considerando o universo de fatores e relações que circundam a oferta desta modalidade
de ensino, o presente estudo teve como objetivo geral analisar a efetivação das políticas
públicas de Educação Profissional por meio da prática docente. A metodologia, de
natureza qualitativa e exploratória, foi realizada a partir da geração de dados, mediada
por aplicação de entrevista, questionário, pesquisa bibliográfica e análise documental. O
lócus da pesquisa foi um Centro de Educação Profissional da Secretaria de Estado de
Educação do Distrito Federal - SEEDF. A fundamentação teórica pautou-se nos estudos
de Saviani (2001, 2003, 2007, 2013), Manfredi (2002), Gramsci (1988), Ciavatta, (2005,
2010, 2018), Dante (2016), Quijano (1988, 1994, 2005) e Schwartzman (2016). Para as
análises, foi utilizada como método a Análise do Discurso Crítica, à luz das teorias de
Chouliaraki; Fairclough (1999) e Fairclough (2001, 2003). Os resultados desvelaram a
necessidade de articulação institucional que promova ações entre os sujeitos responsáveis
pela definição das políticas públicas educacionais e os que a executam na prática, com
vistas a uma construção coletiva de ações políticas a serem implementadas no âmbito da
SEEDF. As conclusões apontam que na formação docente seja fortalecido o processo de
construção e reconstrução dos saberes disciplinares (específicos da área de formação),
pedagógicos, saberes do trabalho, bem como o conhecimento acerca das filosofias e das
políticas da Educação Profissional e, assim, os pesquisados consigam se apropriar do seu
lugar de protagonista no exercício da função docente, contribuindo para uma formação
profissional de caráter emancipatório, capaz de propiciar aos estudantes o acesso
consciente ao mundo do trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | As políticas públicas de educação profissional sob a ótica dos professores de uma escola pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação pública | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the contemporary world, the economic and technological transformations, with the
reorganization of production and work beckon to a horizon of multiple possibilities and
demands the construction of a Vocational Education project, having inseparable
dimensions such as learning, citizenship, work, communications, science, and
technology, among others. In response to this demand and considering the universe of
factors and relationships surrounding the provision of this type of education, the present
study sought to analyze the effectiveness of public policies of Vocational Education
through teaching practice. The qualitative and exploratory methodology was based on
data generation mediated by interview, questionnaire, bibliographic research and
document analysis. The locus of the research was a Centro de Educação Profissional da
Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, a public institution
focused in Vocational Education. The theoretical foundation was based on the studies of
Saviani (2001, 2003, 2007, 2013), Manfredi (2002), Gramsci (1988), Ciavatta (2005,
2010, 2018), Moura (2016), Quijano (1988, 1994, 2005) and Schwartzman (2016). For
the analysis, the Critical Discourse Analysis was used as a method, in light of the theories
of Chouliaraki; Fairclough (1999) and Fairclough (2001, 2003). The results unveiled the
need for institutional articulation that promotes actions between the subjects responsible
for the definition of educational public policies and the subjects who implement them in
practice, aiming at a collective construction of political actions to be implemented within
the SEEDF. The conclusions indicate that in Teacher Education, the process of
construction and reconstruction of disciplinary knowledge (specific to the training area),
pedagogical, working knowledge, as well as knowledge about the philosophies and
policies of Vocational Education, is strengthened and thus, the researched can appropriate
their role as protagonist in the exercise of the teaching function, contributing to an
emancipatory professional formation capable of providing students with conscious access
to the world of work. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|