Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Edileuza Fernandes | - |
dc.contributor.author | Bastos, Débora Gonçalves de | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-26T14:37:53Z | - |
dc.date.available | 2020-06-26T14:37:53Z | - |
dc.date.submitted | 2019-12-10 | - |
dc.identifier.citation | BASTOS, Débora Gonçalves de. Organização do trabalho pedagógico no 3° ciclo do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal : desafios e possibilidades. 2019. 242 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38262 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na esteira das transformações sociais e educacionais que incidem sobre o cenário brasileiro e
do Distrito Federal, orientadas por legislações, projetos e políticas públicas, o trabalho
pedagógico escolar requer o constante repensar de sua organização, desenvolvimento e
avaliação. A partir dessa constatação, o objetivo desta pesquisa foi analisar como a organização
do trabalho pedagógico no 3o ciclo do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito
Federal é compreendida e implementada pelos sujeitos envolvidos. Para o alcance de tal intento,
a perspectiva crítico-dialética, fundamentada nos pressupostos do materialismo histórico-
dialético, foi a opção para a realização do processo investigativo, delineado pela abordagem
qualitativa, com estudo de caso. O levantamento dos dados foi realizado em uma escola,
escolhida por estar entre as cinco primeiras a aderirem ao ciclo nos anos finais do Ensino
Fundamental em 2013. Foram utilizados: análise documental, observação, entrevistas com um
gestor da equipe diretiva, duas coordenadoras pedagógicas e um professor regente de cada
componente curricular, além de grupo focal com quatro estudantes do 3o ciclo. A análise das
narrativas produzidas nas entrevistas e no grupo focal foi sistematizada a partir de núcleos de
significação em busca dos significados e sentidos constituídos pelos participantes acerca da
organização do trabalho pedagógico que realizam. Os resultados da pesquisa sinalizam que o
trabalho pedagógico é considerado como o processo intencional de construção do saber escolar,
contudo, essa compreensão se pauta pela consciência comum, tornando a práxis um desafio
aos que o organizam. Quanto ao projeto político-pedagógico, documento de identidade da
escola, os resultados indicam a necessidade de avaliação do trabalho pedagógico pela própria
escola para melhor coerência entre os pressupostos teóricos, o diagnóstico, os objetivos e ações,
possibilitando maior unidade entre a OTP da escola e a de sala de aula. A apropriação dos
pressupostos teórico-metodológicos (Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico-Cultural)
assumidos no Currículo da Educação Básica da rede pública de ensino do Distrito Federal
constitui um desafio a ser enfrentado, diante do desconhecimento pelos docentes acerca dos
pressupostos e do recurso aos conteúdos do currículo prescrito para organização do currículo
vivido e avaliado em sala de aula. As compreensões sobre o desenvolvimento do currículo
oscilam entre a lógica conteudista da escola seriada, contraditória à avaliação formativa e à
progressão continuada das aprendizagens, e, a lógica das pedagogias invisíveis que possibilitam
maior liberdade para o planejamento e desenvolvimento curricular. Algumas estratégias didático-
pedagógicas vivenciadas por estudantes e professores revelam aproximações da integração
curricular por meio da unicidade teórico-prática, da interdisciplinaridade e contextualização, e da
flexibilização. Os projetos didático-pedagógicos previstos no PPP e desenvolvidos na escola são
oportunos para o planejamento curricular integrado, ainda não alcançado e apontado pelos
docentes como necessário para o trabalho no 3o ciclo. A avaliação formativa sinalizada como
prática em sala de aula, favorece a inclusão dos estudantes no processo de aprendizagem e
contribui para a reorganização do trabalho por meio da função diagnóstica e do feedback
produzido e compartilhado. As avaliações externas são consideradas estranhas aos alunos,
indicando a necessidade de um processo de legitimação no interior da escola para que possam
servir às aprendizagens. O pré-conselho e Conselho de Classe tornaram-se espaços-tempos de
participação, avaliação e aprendizagem a partir da organização em ciclos e são considerados
fundamentais para a reflexão e reorientação do trabalho pedagógico. A avaliação institucional
não é realizada de forma sistemática na escola, acontecendo apenas alguns momentos pontuais
de avaliação do trabalho da escola por ela mesma. A compreensão sobre o princípio do 3o ciclo
assume perspectivas diferenciadas que variam entre a promoção automática, a necessidade da
reprovação e a progressão continuada das aprendizagens. A reprovação é considerada por
alguns docentes como garantia das aprendizagens, forma de pressionar, motivar ou obrigar os
estudantes a se envolverem nos estudos. No entanto, ficou evidente que a ameaça da
reprovação não produz o desejo de aprender e nem o envolvimento no processo educativo, mas,
um trabalho pedagógico organizado de forma articulada com a vida, que considere a finalidade
social de democratização dos saberes escolares. A existência da reprovação nos 7o e 9o anos
contraria o princípio da progressão continuada das aprendizagens e a da avaliação formativa
praticada em sala de aula. A construção das categorias de análise, a partir da interlocução do
trabalho empírico e do referencial teórico que fundamentou a pesquisa permitiu não só identificar
desafios e possibilidades da organização do trabalho pedagógico no 3o ciclo, como também
contribuir com a implementação dessa política na rede pública de ensino do Distrito Federal. A
escassez de produções científico-acadêmicas acerca do trabalho pedagógico nos anos finais do
Ensino Fundamental organizados em ciclos, e, a universalização dos ciclos no EF estabelecida
no Plano Distrital de Educação do Distrito Federal 2015-2024 ratificam a relevância desta
pesquisa em suas dimensões política, social, pedagógica e acadêmica. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Organização do trabalho pedagógico no 3° ciclo do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal : desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Organização do trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia - prática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas - organização e administração | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the wake of the social and educational transformations that affect the Brazilian and Federal
District scenario, guided by laws, projects and public policies, school pedagogical work requires
the constant rethinking of its organization, development and evaluation. From this finding, the
objective of this research was to analyze how the organization of pedagogical work in the 3rd
cycle of elementary school of a public school in the Federal District is understood and
implemented by the subjects involved. To achieve this goal, the critical-dialectical perspective,
based on the assumptions of historical-dialectical materialism, was the option for carrying out the
investigative process, outlined by the qualitative approach, with case study. Data collection was
performed in a school, chosen to be among the first five to join the cycle in the final years of
elementary school in 2013. We used: document analysis, observation, interviews with a manager
of the management team, two pedagogical coordinators and a conducting teacher of each
curricular component, as well as a focus group with four students of the 3rd cycle. The analysis
of the narratives produced in the interviews and in the focus group was systematized from
meaning nuclei in search of the meanings and meanings constituted by the participants about the
organization of the pedagogical work they perform. The research results indicate that the
pedagogical work is considered as the intentional process of construction of the school
knowledge, however, this understanding is guided by the common conscience, making praxis a
challenge to those who organize it. Regarding the political-pedagogical project, the school's
identity document, the results indicate the need for evaluation of the pedagogical work by the
school itself for better coherence between the theoretical assumptions, the diagnosis, the
objectives and actions, enabling greater unity between the school's OTP. and the classroom one.
The appropriation of the theoretical-methodological assumptions (Historical-Critical Pedagogy
and Historical-Cultural Psychology) assumed in the Curriculum of Basic Education of the public
school of the Federal District constitutes a challenge to be faced, due to the teachers' lack of
knowledge about the assumptions and the resource. curriculum content prescribed for
organization of curriculum lived and evaluated in the classroom. Understandings about curriculum
development oscillate between the content logic of the serial school, contradictory to formative
assessment and the continued progression of learning, and the logic of invisible pedagogies that
allow greater freedom for curriculum planning and development. Some didactic-pedagogical
strategies experienced by students and teachers reveal approaches to curricular integration
through theoretical and practical uniqueness, interdisciplinarity and contextualization, and
flexibility. The didactic-pedagogical projects foreseen in the PPP and developed in the school are
opportune for the integrated curriculum planning, not yet reached and pointed by the teachers as
necessary for the work in the 3rd cycle. The formative assessment signaled as classroom practice
favors the inclusion of students in the learning process and contributes to the reorganization of
the work through the diagnostic function and the feedback produced and shared. External
evaluations are considered foreign to students, indicating the need for a process of legitimation
within the school so that they can serve learning. The pre-council and class council have become
spaces-times for participation, evaluation and learning from the organization in cycles and are
considered fundamental for the reflection and reorientation of the pedagogical work. Institutional
evaluation is not carried out systematically at school, but there are only a few moments of
evaluation of the school work itself. Understanding the 3rd cycle principle assumes different
perspectives ranging from automatic promotion, the need for failure and the continued
progression of learning. Disapproval is considered by some teachers as a guarantee of learning,
a way to pressure, motivate or compel students to engage in studies. However, it became evident
that the threat of failure does not produce the desire to learn or involvement in the educational
process, but a pedagogical work organized in articulation with life, which considers the social
purpose of democratization of school knowledge. Failure in grades 7 and 9 contradicts the
principle of continuous learning progression and the formative assessment practiced in the
classroom. The construction of the analysis categories, based on the interlocution of the empirical
work and the theoretical framework that supported the research, allowed not only to identify
challenges and possibilities of the organization of the pedagogical work in the 3rd cycle, but also
to contribute to the implementation of this policy in the public school system. Federal District
teaching. The scarcity of scientific-academic productions about pedagogical work in the final
years of elementary school organized in cycles, and the universalization of cycles in the
Elementary School established in the District Education Plan of the Federal District 2015-2024
ratify the relevance of this research in its political dimensions social, pedagogical and academic. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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