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Título: Práticas corporais integrativas na educação física escolar : um caminho para a formação integral dos estudantes
Autor(es): Galvão, Juliane Suelen Gonçalves Rabelo
Orientador(es): Feres Neto, Alfredo
Assunto: Educação física
Corpo e mente
Escolas públicas - Pernambuco (PE)
Prática de ensino
Data de publicação: 25-Jun-2020
Referência: GALVÃO, Juliane Suelen Gonçalves Rabelo. Práticas corporais integrativas na educação física escolar: um caminho para a formação integral dos estudantes. 2020. 152 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) -- Faculdade de Educação Física, Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A preocupação com o trato da Educação Física Escolar, numa visão holística, impulsionou esta pesquisa no sentido de desvelar possibilidades de intervenção em busca da formação integral dos/as estudantes, considerando as diversas dimensões do ser. Pautamos a discussão do tema práticas corporais integrativas no âmbito educacional, percebendo seu potencial para alcançar a formação integral dos/as estudantes. Para tanto esta pesquisa teve por objetivo analisar em que medida os/as professores/as de Educação Física utilizam as práticas corporais integrativas enquanto estratégia para a formação integral dos(as) estudantes. Para isso analisou-se e discutiu-se aspectos e concepções sobre a formação integral e as possibilidades de práticas corporais que se aproximam da visão de integralidade do ser. Defendemos a Complexidade enquanto paradigma da Formação Humana, a fenomenologia enquanto concepção da Educação Física, e as Práticas corporais integrativas enquanto práticas que promovem a valorização dos aspectos éticos e culturais que contribuam para promoção da Integralidade do sujeito. Também fundamentamos o debate sobre a origem das Práticas Corporais e seus aspectos; as aproximações entre as Práticas corporais Alternativas e integrativas, e suas possíveis relações no campo da Saúde e da Educação assim como a defesa do termo prática corporais integrativas na educação. Foi uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, utilizou a Análise de Conteúdo para o tratamento, inferências e interpretação dos dados coletados na pesquisa de campo. Utilizamos os instrumentos de coleta de dados: Questionário virtual e entrevista semiestruturada, o que possibilitou identificar e analisar os conhecimentos e experiencias dos professores/as sobre as práticas corporais integrativas. Os resultados apontaram que 66,1% dos participantes da pesquisa realizam algumas das intervenções (Yoga, Meditação, Relaxamento, Dança Circular, Massagem/automassagem, Práticas Corporais Chinesa), indicando a presença das práticas corporais integrativas nas escolas da rede estadual de Pernambuco. Os resultados da investigação possibilitou analisar as experiências pedagógicas sob os aspectos: Organização e fundamentação do ensino; Tipos de práticas corporais integrativas desenvolvidas; Estratégias utilizadas para ensino destas práticas; e Concepção e perspectivas docentes sobre formação integral. O que alicerçou a elaboração de um material pedagógico para o trato das práticas corporais integrativas na escola, no sentido de abordar as diferentes dimensões do ser humano, considerando sua corporeidade, o autoconhecimento e os princípios éticos e morais.
Abstract: The concern with the treatment of Physical Education in Schools, in a holistic view, impelled this research in the sense of unveiling possibilities of intervention in search of the integral formation of students, considering the diverse dimensions of being. We guided the discussion of the theme of integrative body practices in the educational field, realizing its potential to achieve the integral training of students. To this end, this research aimed to analyze the extent to which Physical Education teachers use integrative body practices as a strategy for the integral training of students. For that, aspects and concepts about integral formation and the possibilities of bodily practices that approach the vision of integrality of being were analyzed and discussed. We defend Complexity as a paradigm of Human Formation, phenomenology as a concept of Physical Education, and Integrative corporal Practices as practices that promote the valuation of ethical and cultural aspects that contribute to the promotion of the Integrality of the subject. We also supported the debate on the origin of Body Practices and their aspects; the approximations between Alternative and integrative corporal Practices, and their possible relations in the field of Health and Education as well as the defense of the term integrative corporal practices in education. The research, with a qualitative approach, used Content Analysis for the treatment, inferences and interpretation of the data collected in the field research. We used the data collection instruments: Virtual questionnaire and semi-structured interview, which made it possible to identify and analyze the knowledge and experiences of teachers about integrative body practices. The results showed that 66.1% of the research participants performed some of the interventions (Yoga, Meditation, Relaxation, Circular Dance, Massage / self-massage, Chinese Body Practices), indicating the presence of integrative body practices in schools in the state Pernambuco. The results of the investigation made it possible to analyze the pedagogical experiences under the aspects: Organization and foundation of teaching; Types of integrative body practices developed; Strategies used to teach these practices; and Conception and teaching perspectives on comprehensive training. This was the basis for the development of pedagogical material for dealing with integrative bodily practices at school, in the sense of addressing the different dimensions of the human being, considering his corporeality, self-knowledge and ethical and moral principles.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado) -- Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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