Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/38181
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaCláudiaClementeFerreira.pdf10,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTarquínio, Daniel Junqueira-
dc.contributor.authorFerreira, Ana Claúdia Clemente-
dc.date.accessioned2020-06-25T14:20:48Z-
dc.date.available2020-06-25T14:20:48Z-
dc.date.submitted2019-11-27-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ana Claúdia Clemente. A modelagem ampliada e as variações de ritmo como estratégias aplicadas no processo de preparação do Rondó Opus 59 de Dmitri Kabalevsky. 2019. 83 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/38181-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA eficácia do processo de preparação do repertório é essencial para a atuação do intérprete como performer. Este trabalho aborda a utilização de estratégias de estudo no processo de preparação do repertório pianístico e propõe-se a identificar e a compreender os efeitos da aplicação de estratégias selecionadas no aprendizado do repertório. O Rondó opus 59 de D. Kabalevsky foi escolhido como obra de referência para a investigação e as estratégias centrais são a modelagem e a aplicação de variações rítmicas e de acentuação, que foram recursos utilizados com o fim de contribuir no processo de memorização da obra e na aquisição da velocidade de execução. O termo modelagem refere-se ao uso de modelos como referência em um processo de aprendizagem. Na música, essa estratégia de modelagem é utilizada em diversos contextos como forma de ampliação de habilidades musicais, como o aumento de recursos expressivos ao observar interpretações consagradas. Constatando que a forma de modelagem proposta nesta pesquisa suplanta, em determinados aspectos, o conceito de modelagem utilizado convencionalmente, optou-se pelo termo modelagem ampliada para descrever o procedimento utilizado em uma das etapas do processo de estudo. A metodologia utilizada centra-se no planejamento e condução sistemática do processo de estudo desenvolvido para a performance do Rondó. As conclusões da pesquisa apontam para influência positiva da aplicação das estratégias na preparação do repertório selecionado.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA modelagem ampliada e as variações de ritmo como estratégias aplicadas no processo de preparação do Rondó Opus 59 de Dmitri Kabalevskypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordModelagempt_BR
dc.subject.keywordModelagem ampliadapt_BR
dc.subject.keywordVelocidadept_BR
dc.subject.keywordMemorizaçãopt_BR
dc.subject.keywordEstratégias de estudo do pianopt_BR
dc.subject.keywordPrática deliberadapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The efficiency of the repertoire preparation process is essential to the performer. This paper discusses the use of practice strategies in the piano repertoire preparation process, proposing to identify and understand the results of its implementation on selected repertoire. D. Kabalevsky Rondo opus 59 was chosen as the reference work for this research, with the central strategies being the modeling and application of rhythmic and accentuation variations, using it as a resource to solidify the process of memorizing the piece as well as developing speed in the performance. The term modeling refers to the use of models as the reference in a learning process. In music, the modeling strategy is used in various contexts as a way to expand musical abilities, such as the broadening of expressive tools while observing renowned performances. While noting that the form of modeling proposed in this research surpasses, in certain aspects, the concept of modeling that is commonly used, it was decided that the term to be applied would be expanded modeling, describing the strategy used in one of the practice process phases. The methodology applied focuses on the planning and systematic guidance of the learning process developed for the Rondo performance. The research conclusions indicate positive influence from the strategies implemented on the preparation for the selected repertoire.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.