Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nogueira, Jorge Madeira | - |
dc.contributor.author | Almeida, Rogério Alves de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-25T13:00:47Z | - |
dc.date.available | 2020-06-25T13:00:47Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-25 | - |
dc.date.submitted | 2019-10-31 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Rogério Alves de Souza. O aluno estrangeiro e a universidade brasileira : evidências de um ciclo virtuoso : uma análise de experiências da UnB. 2019. 179 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38156 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é uma análise do Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-
G) na UnB – o mais antigo mecanismo de cooperação educacional promovido pelo Brasil. A partir
de dados relativos ao período 1991 a 2017, análise de respostas a um questionário e do conteúdo
de diálogos em entrevistas e conversas, a investigação procurou compreender a historicidade e
a organização nacional e local do Programa, destacando-o como um dos mais importantes
instrumentos de gerência da circulação internacional de estudantes estrangeiros no Brasil. Por meio das relações sociais dos estudantes, levou-se em consideração a conexão entre dados quantitativos e qualitativos; além de contextualizar as estruturas sociais e educacionais que oferecem bases para as políticas de mobilidade acadêmica. Avaliou-se, também, as informações a respeito das origens, condições sociais dos estudantes, desempenho, gênero, entre outras. Nossa investigação fornece resultados relevantes para a compreensão da dinâmica do processo de acolhimento de alunos estrangeiros em cursos de graduação no Brasil, os agentes sociais fundamentais, as necessidades e dificuldades apresentadas (racismo, preconceito, dificuldades com a língua e adaptação cultural, etc.), levando em consideração a saída do país de origem, a achegada e permanência no Programa. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O aluno estrangeiro e a universidade brasileira : evidências de um ciclo virtuoso : uma análise de experiências da UnB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa PEC-G | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade acadêmica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acolhimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino Superior | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is an analysis of the PEC-G Program at UnB - the oldest mechanism of educational cooperation promoted by Brazil. The PEC-G has been one of the most important tools of international circulation management of foreign students in Brazil. Based on data from secondary sources for the period 1991 to 2018, complemented by data from primary source obtained trough the application of a questionnaire and private interviews and conversations, the research sought to understand its historical path, international, national and local results. The connection between quantitative and qualitative data was taken into account; in addition to contextualizing the social and educational structures that provide bases for academic mobility policies. Our research provides relevant results for understanding the dynamics of the process of welcoming foreign students in undergraduate courses in Brazil. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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