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Título: Pintura em desdobramento : matéria e espacialidade
Autor(es): Silva, Thiago Pinheiro
Orientador(es): Barrios, Vicente Carlos Martinez
Assunto: Pintura
Escultura
Referência: SILVA, Thiago Pinheiro. Pintura em desdobramento: matéria e espacialidade 2019. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O texto remonta diferentes aspectos do desenvolvimento da linguagem da pintura, os quais passam pelo campo da intervenção urbana, da linguagem escultórica e as problemáticas relativas à ocupação nos espaços expositivos, tanto institucionais, museus e galerias, como aqueles não institucionalizados, o ambiente urbano como um todo, ruas, passeios, gramados e espaços ociosos. As produções artísticas giram em torno da esfera material do lixo e suas possibilidades escultóricas, que se instauram por diversas vias. Uma delas, Quem mora no Éden?, se dá em trabalhos que incidem sobre o campo do paisagismo, o que eu chamaria até de pseudopaisagismo devido ao modo como as estruturas são instaladas e sua conformação contrastante em relação ao ordenamento e controle das atividades nos espaços públicos da cidade de Brasília. Por outra via, a produção se coloca frente à assuntos como à falta de moradia, trazendo propostas de pequenas residências efêmeras feitas com materiais de madeira descartada, como em Iglus. Numa terceira frente, estão trabalhos, como Drapiada, que discutem questões ligadas a desdobramentos mais diretos à linguagem da pintura no campo tridimensional. Organizados em séries, onde o pensamento desenvolvido se dá a partir da experiência com a pintura, encontramos nestes trabalhos movimentações que entram no debate sobre os limites críticos e materiais da linguagem pictórica, suas potencialidades e desdobramentos. Como referência para o trabalho estão relacionados os pensamentos de Brian O’Doherty, Robert Morris, Daniel Buren, assim como das artistas Angela de La Cruz e Phyllida Barlow, além de Arman, Daniel Buren, Nelson Leirner, Aloísio Carvão, entre outros.
Abstract: The text goes back to different aspects of the development of painting language, crossing the field of urban intervention, sculptural language and its problematics evolving exhibition spaces of art. These places can be both the institutional, museums and galleries, as well as the non-institutionalized, the urban environment as a whole and its streets, sidewalks, lawns and idle spaces. This artistic productions revolves around the material sphere of garbage and its sculptural possibilities, which are done in several ways. One of them (Who lives in Eden?) focus on the field of landscaping, what I would even call pseudo-landscaping by the way the structures are installed and their contrastive forms in relation to the planning and control of public spaces activities in the city of Brasilia. On the other hand, some works (Igloos) faces issues such as homelessness, bringing proposals of small ephemeral residences made with disposable wood materials. On the third front, we have works (Drapiada) that discuss issues related directly to the language of painting in the three-dimensional field. Organized in series, with a thinking developed inside the painting experience, we find works that moves toward a debate about the critical and material limits of painting, its potentialities and deployments. The references for these works is related to the thoughts of Brian O'Doherty, Robert Morris, Daniel Buren, as well as artists like Angela de La Cruz and Phyllida Barlow, besides Arman, Daniel Buren, Nelson Leirner, Aloísio Carvão and some others.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019.
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Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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