Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira-Castro Neto, Jorge | - |
dc.contributor.author | Caldas, Luíza Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-25T10:51:47Z | - |
dc.date.available | 2020-06-25T10:51:47Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-25 | - |
dc.date.submitted | 2019-11-27 | - |
dc.identifier.citation | CALDAS, Luíza Freitas. Efeitos de exposição a normas sociais econômicas em escolhas intertemporais de investimento com títulos públicos. 2019. 65 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/38135 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A ascensão da Economia Comportamental em muito se deve aos novos tratamentos
propostos ao conceito de racionalidade econômica. Como objetivo, o presente estudo buscou
compreender a racionalidade de escolhas econômicas de investimento em títulos públicos à luz do
arcabouço de normas sociais e reforços informativos. Para isso, investigou-se o efeito da apresentação
de instruções e regras sobre de taxas de inflação e juros em escolhas de investimento de títulos
públicos, em uma tarefa de desconto temporal com estudantes de graduação. O segundo objetivo desta
pesquisa consistiu em verificar a existência de correlação entre o nível de educação financeira dos
participantes e sua taxa de desconto temporal. Para isso, a pesquisa foi dividida em duas fases. Na
primeira fase mediu-se o nível de educação financeira dos indivíduos, juntamente com a primeira tarefa
de desconto temporal. Na segunda fase, os participantes assistiram à um vídeo sobre investimentos
no Tesouro Direto e responderam novamente à uma tarefa de desconto temporal. Os resultados obtidos
indicam que os dados de desconto temporal se ajustaram melhor à função hiperbólica do que à função
exponencial, em consonância com a literatura comportamental. As taxas de desconto e correlações
encontradas apontam para relevância da história de reforçamento por consequências informativas, isto
é, aquelas que derivam de controle e feedback social, no comportamento tipicamente econômico, além
de sensibilidade a normas sociais. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Efeitos de exposição a normas sociais econômicas em escolhas intertemporais de investimento com títulos públicos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Normas sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desconto temporal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject.keyword | Títulos públicos e reforço informativo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Behavioral Economics has largely risen thanks to the new approaches on economic
rationality. This study has sought to understand rationality on investment choices on public bonds
according to the theoretical perspective of social norms and informational reinforcements. In order to do
so, one of the objectives of this research was to investigate the effects of instructions and rules aboutinflation and interest rates on investment choices of public bonds. Such inquire was performed with a
temporal discount task with undergraduate students. The second objective of this research was to verify
the existence of correlation between participants’ financial education and their temporal discount rate.
The research was divided into two stages. In the first stage, subjects’ financial education was measured,
along with the first temporal discount task. In the second stage, participants watched a video about
investments in the Brazilian Public Bonds Program and answered another temporal discount task. The
results indicate that the hyperbolic function provides better fit to discounted data, as described in the
behavioral literature. Also, discount rates and data correlations indicate relevance of the history of
reinforcement due to informational consequences on typical economic behavior, those controlled by
social feedback, as well as sensitivity to social norms. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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