http://repositorio.unb.br/handle/10482/37932
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2019_StéfaneCryslaineAlvesGuimarães.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Uma etnografia do plantio antagonista ao anti-intelectualismo a partir de uma escola da Ceilândia |
Autor(es): | Guimarães, Stéfane Cryslaine Alves |
Orientador(es): | Borges, Antonádia Monteiro |
Assunto: | Ceilândia (DF) Decolonialidade Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) Etnografia Pedagogia - Distrito Federal (Brasil) |
Data de publicação: | 2-Jun-2020 |
Data de defesa: | 16-Ago-2019 |
Referência: | GUIMARÃES, Stéfane Cryslaine Alves. Uma etnografia do plantio antagonista ao anti-intelectualismo a partir de uma escola da Ceilândia. 2019. 103 f., il. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | A presente dissertação é uma etnografia do plantio antagonista à investida anti-intelectualista a partir de uma escola da Ceilândia. Nela, há uma discussão sobre a relação entre cidade e escola, o trabalho de plantio da esperança feito por profissionais da educação comprometidos com a construção de um futuro melhor para seus alunos, e a concepção de que outra educação é possível, a partir da reflexão conjunta com autores decoloniais. O anti-intelectualismo aqui é compreendido como o processo de pôr em dúvida a legitimidade da autoridade de cientistas, de filósofos e também de escritores. Ele tem um papel muito importante no enfraquecimento da democracia e cresceu muito desde o período eleitoral de 2018. Ao longo do texto faço uma análise do desenvolvimento e consequências dessa “novidade” perversa e como isto ganhou força no discurso comum na sociedade brasileira. |
Abstract: | This dissertation is an ethnography of a school in Ceilândia on antagonistic planting to the anti-intellectual attack. There is a discussion about the relationship between city and school, the work of planting hope done by education professionals committed to building a better future for their students, and the conception that another education is possible from the intellectual and practical reflection with decolonial authors. Anti-intellectualism is understood in this investigation as the process of questioning the legitimacy of the authority of scientists, philosophers and writers. This concept has a very important role in the weakening of democracy and it has grown a lot since the 2018 elections in Brazil. Throughout this work I analyze the development and consequences of this perverse "novelty" and how it gained impact in the common discourse in Brazilian society. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2019. |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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