Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37831
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MurilodeMeloSantos.pdf3,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Impacto sobre a velocidade média dos veículos com a introdução de ações educativas e de equipamentos que efetuam a leitura de placas
Outros títulos: Impact on average vehicle speed with the introduction of educational actions and optical character recognition equipments
Autor(es): Santos, Murilo de Melo
E-mail do autor: murilomsantos10@gmail.com
Orientador(es): Silva, Alan Ricardo da
Assunto: Velocidade média
Ação educativa
Acidentes de trânsito - prevenção
Radares fixos
Controle de velocidade
Data de publicação: 21-Mai-2020
Referência: SANTOS, Murilo de Melo. Impacto sobre a velocidade média dos veículos com a introdução de ações educativas e de equipamentos que efetuam a leitura de placas. 2019. xvi, 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Os acidentes de trânsito deixam milhões de pessoas mortas e feridas, anualmente, em todo o planeta. O excesso de velocidade é um dos fatores que mais contribui para a gravidade dos acidentes. A implantação de equipamentos de controle eletrônico de velocidade em vias promove uma diminuição dos acidentes de trânsito e seus efeitos. Apesar da eficácia comprovada desses dispositivos, alguns condutores têm o hábito de frear antes e acelerar depois dos pontos de controle. Para a resolução do problema do efeito da retomada da velocidade excessiva e suas consequências, uma solução pode ser o controle por meio da velocidade média. A educação no trânsito é um dos pilares para a redução de acidentes e pode contribuir para um convívio mais humanizado. Ações educativas alusivas ao controle de velocidade média em segmentos de rodovias podem contribuir para a diminuição da velocidade e seus efeitos negativos. O objetivo do presente trabalho é verificar o comportamento dos condutores de veículos quanto à velocidade média entre pontos de controle, quando submetidos à ação educativa. Para isso, foram aplicadas duas ações educativas em três rodovias do Distrito Federal. A primeira ação alertava aos condutores de veículos que nas rodovias existiam equipamentos que permitiam o controle de velocidade média entre segmentos. A segunda ação foi o encaminhamento de correspondência aos proprietários de veículos que ainda trafegaram com a velocidade média acima do tolerado, após a primeira ação educativa. Utilizaram-se testes estatísticos para verificar a redução ou não das velocidades médias após as ações educativas. Em uma análise anterior aos eventos educativos constatou-se que de 18% a 40% dos veículos registrados transitaram com velocidade média superior ao limite de velocidade. Em amostras de veículos que transitaram com velocidade média acima da velocidade de tolerância de cada segmento, após a primeira ação educativa, registrou-se uma queda da velocidade média para abaixo da velocidade de tolerância que variou entre 41% a 94%. Já os resultados da segunda ação educativa indicaram pequena variação na velocidade média quando comparado com os dados da primeira ação educativa.
Abstract: Traffic accidents leave millions of people dead and injured, annually, in the entire planet. Speeding is one of the factors that most contributes to the severity of accidents. The implementation of electronic road speed control equipment promotes a reduction in traffic accidents and their effects. Despite the effectiveness of these devices, some drivers have a habit of braking before and accelerating after checkpoints. In order to solve the problem of the speeding-up effect and its consequences, one solution may be the control through the average speed. Traffic education is one of the pillars for reducing accidents and can contribute to a more humanized life. Educational actions related to the average speed control in highway segments can contribute to the slowdown and its negative effects. The objective of this work is to verify the behavior of vehicle drivers regarding the average speed between control points when subjected to educational action. For this, two educational actions were applied in three highways of the Federal District, Brazil. The first action warned vehicle drivers that on the highways there was equipment that allowed the control of average speed between segments. The second action was the sending of correspondence to vehicle owners who still traveled with the average speed above tolerated, after the first educational action. Statistical tests were used to verify the reduction or not of the average speed after the educational actions. Analysis prior to the educational events, it was found that from 18% to 40% of registered vehicles were traveling with an average speed above the speed limit. In vehicle samples that moved with average speed above the tolerance speed of each segment, after the first educational action, the average speed reduced below the tolerance speed that ranged from 41% to 94%. The results of the second educational action indicated small variation in the average speed when compared with the data of the first educational action.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Transportes
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.