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2019_FernandaMenezesRaposo.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSantos, Mariza Veloso Motta-
dc.contributor.authorRaposo, Fernanda Menezes-
dc.date.accessioned2020-05-18T18:53:30Z-
dc.date.available2020-05-18T18:53:30Z-
dc.date.issued2020-05-18-
dc.date.submitted2019-08-30-
dc.identifier.citationRAPOSO, Fernanda Menezes. Estratégia e desafio do trabalho no mundo da informalidade: os vendedores ambulantes da Rodoviária do Plano Piloto de Brasília/ DF. 2019. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37779-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação procura analisar os vendedores ambulantes da Rodoviária do Plano Piloto de Brasília, especialmente os do ramo alimentício, e suas representações sociais. Em meio a um cenário de carência material, falta de reconhecimento e dificuldades de (re)alocação no mercado formal, os ambulantes da Rodoviária do Plano fazem uso de estratégias e mecanismos que possibilitam transpassar os desafios do mundo do trabalho na informalidade. Ao se apropriarem da Rodoviária como local de trabalho, os ambulantes negociam seu espaço físico e simbólico por meio de relações sociais com diversos atores sociais de forma a firmar-se no espaço e ser reconhecido como trabalhador digno e honesto. Apreendemos, durante esta pesquisa, que os vendedores informais elaboram discursos positivos acerca de seu trabalho para se esquivar de uma imagem negativa, empregada frequentemente para se referir a bandidos, pedintes e malfeitores. Assim, além de construírem uma imagem positiva sobre seu trabalho, os ambulantes também constroem uma identidade social que seja constitutiva do grupo e que seja capaz de fortalecer e firmar sua presença em um espaço de disputas e tensões. Essa gramática moral própria conduz a uma ideia de representação da categoria de vendedor informal que os próprios vendedores reforçam coletivamente. Para tanto, utilizou-se da Teoria das Representações Sociais como abordagem teórico-metodológica, o que permitiu captar os sentidos e os significados dados pelos ambulantes ao seu próprio trabalho. Neste sentido, o conjunto de representações sociais compartilhado e reproduzido pelos trabalhadores direcionam suas práticas e apontam para a elaboração de uma identidade própria, sendo sua análise a proposta desta pesquisa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstratégia e desafio do trabalho no mundo da informalidade : os vendedores ambulantes da Rodoviária do Plano Piloto de Brasília/ DFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordRepresentações sociaispt_BR
dc.subject.keywordRodoviária do Plano Piloto - Brasília (DF)pt_BR
dc.subject.keywordComércio ambulantept_BR
dc.subject.keywordVendedores ambulantespt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This dissertation seeks to study the street vendors of the Plano Piloto's bus station in Brasília, especially the food industry, and their social representations. Amidst a scenario of material shortage, lack of recognition and difficulties of (re) allocation in the formal market, the street vendors use strategies and mechanisms that make it possible to overcome the challenges of the informal world of work. By appropriating the bus station as a workplace, street vendors negotiate their physical and symbolic space through social relations with various social actors in order to establish themselves in the space and be recognized as decent and honest workers. We have learned during this research that informal vendors make positive discourses about their work to avoid a negative image, often used to refer to criminals, beggars, and wrongdoers. Thus, in addition to building a positive image about their own work, street vendors also build a social identity that is constitutive of the group and that is able to strengthen and establish their presence in a space of disputes and tensions. This proper moral grammar leads to an idea of representation of the informal salesperson category that the salespeople themselves collectively reinforce. To this end, we used the Theory of Social Representations as a theoretical-methodological approach, which allowed us to grasp the meanings and senses given by street vendors to their own work. Therefore, the set of social representations shared and reproduced by workers direct their practices and point to the elaboration of their own identity. The analysis of this idendity is the purpose of this research.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Sociologia (ICS SOL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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