http://repositorio.unb.br/handle/10482/37778
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_IaraRabelodeSouza.pdf Restrito | 27,97 MB | Adobe PDF | Acesso Restrito |
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Selma Regina Nunes | - |
dc.contributor.author | Souza, Iara Rabelo de | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-17T22:06:32Z | - |
dc.date.available | 2020-05-17T22:06:32Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-17 | - |
dc.date.submitted | 2005 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Iara Rabelo de. Palavra-forma: ocorrência da comunicação visual. 2005. 200 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37778 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2005. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objeto de estudo a palavra-forma, tomada como ocorrência da comunicação visual. Ao longo deste trabalho buscaremos os momentos históricos mais importantes para a ocorrência e a comprovação da existência do objeto de pesquisa. Para tanto, levam-se em consideração as influências do contexto cultural, da tecnologia e a busca por identidades diferenciadas. Na consolidação da existência do objeto de pesquisa, trabalha-se com a Gestalt e a percepção. Em um segundo momento, o trabalho demonstra os pontos marcantes para confirmação da existência da palavra-forma, percorrendo um longo caminho pela história do homem letrado. Parte-se das primeiras escritas conhecidas, passando pelo alfabeto fonético, e o advento da imprensa, onde a palavra-forma ganha evidência. Posteriormente encontra-se o cenário marcante para a existência do objeto de pesquisa, os movimentos artísticos do século XIX e XX. Com a digitalidade, a palavra-forma ganha uma nova realidade. Este é o ponto final do trabalho, pois não exploramos as influências digitais para a palavra-forma. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.title | Palavra-forma : ocorrência da comunicação visual | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Publicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação de massa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação visual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tipografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tipografia digital | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work has the word-form like as the study object. This object is treated like as an occurrence of visual-communication. During this Work, we will search for historical moments most important for the occurrence and verification of the research object. To that end, we will consider the cultural influences, the technology and the search for different identities. In the consolidation of the existence of the research object, we will work with gestalt and perception Secondly, the work demonstrates the important points for the confirmation of the word-form existence, studying the history of the literate man, starting from the first known writings, through the phonetic alphabet, and the coming of the press, where the word-form was in evidence. Later, we meet the setting for the existence of the research object, the artistic movements of the XIX and XX century. With the digitalization, the word-form enters a new reality. This is the final point of this work, because the influences of digitalization in the word-form aren’t explored. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.