Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37695
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_MauroHenriquedeMirandaSiqueira.pdf
Restrito
3,17 MBAdobe PDF Acesso Restrito
Título: Marginal ou invisível? : a construção de sentidos nas publicidades do Ministério da Saúde destinadas aos usuários de drogas injetáveis
Autor(es): Siqueira, Mauro Henrique de Miranda
Orientador(es): Montoro, Tânia Siqueira
Assunto: Campanhas publicitárias
Uso de drogas
Análise do discurso
Campanhas de saúde
Representações sociais
Data de publicação: 12-Mai-2020
Referência: SIQUEIRA, Mauro Henrique de Miranda. Marginal ou invisível?: a construção de sentidos nas publicidades do Ministério da Saúde destinadas aos usuários de drogas injetáveis. 2004. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Resumo: Tomando como ponto de partida o caso da representação social de usuários de drogas injetáveis e sua vulnerabilidade diante dessa epidemia, realizamos uma reflexão sobre o papel da publicidade na invenção das fronteiras que só existem na cabeça e no coração das pessoas. As questões deste estudo nasceram da contradição e do desejo de entender o desafio de comunicar a sujeitos a quem não é dado direito de defesa diante de representações sociais imputadas. Qual a contribuição da publicidade oficial sobre aids no processo de representação social dos usuários de drogas injetáveis? Como foram elaboradas, até hoje, as campanhas dirigidas especialmente aos usuários de drogas injetáveis? Como o conteúdo discursivo e imagético dessas campanhas é interpretado pela sua audiência? Procurando repostas nesse sentido, este trabalho analisa os aspectos discursivos de duas campanhas que se propuseram a tratar da prevenção do compartilhamento de agulhas e seringas realizadas pelo Ministério da Saúde entre 1998 e 2002.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2004.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.