http://repositorio.unb.br/handle/10482/37690
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2004_SofiaCavalcantiZanforlin.pdf Restrito | 4,59 MB | Adobe PDF | Acesso Restrito |
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Montoro, Tânia Siqueira | - |
dc.contributor.author | Zanforlin, Sofia Cavalcanti | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-12T15:18:40Z | - |
dc.date.available | 2020-05-12T15:18:40Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2004 | - |
dc.identifier.citation | ZANFORLIN, Sofia Cavalcanti. Nem comédia nem drama: gay como gente: análise crítica do seriado televisivo Os Assumidos (Queer as Folk). 2004. 166 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37690 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2004. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dissertação realiza uma análise de conteúdo temática do seriado televisivo Os Assumidos (Queer as Folk). Buscamos apreender os significados das representações trabalhadas pelo seriado, sendo este, talvez, a primeira tentativa de romper a predominante representação do homossexual apenas como o soropositivo, ou como aquele que se coloca na posição de clown, pronto para dar o tom cômico da cena. Observamos que para analisar possíveis rupturas de modelos de conduta e preconceitos sociais devemos estar atentos aos tipos de representações que surgem do produto cultural em questão. Que papéis são desempenhados e que modelos de conduta são destinados aos homossexuais para que passassem de meros coadjuvantes em programas televisivos a protagonistas de um seriado de TV. O que pôde ser constatado através desta pesquisa é que o seriado perde oportunidades, de revisão e questionamento das condutas, e não coloca em xeque a transitoriedade das identidades, como fizeram os estudos feministas e os estudos gays, por exemplo. Não questiona, portanto, os sistemas de representação que dão sentido à marcação das identidades. Percebemos que as mensagens deixaram muitas das vezes de ser questionadas e problematizadas no âmbito da manutenção de concepções, estereótipos, no desempenho de papéis sociais, e preconceitos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.title | Nem comédia nem drama : gay como gente análise crítica do seriado televisivo Os Assumidos (Queer as Folk) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Homossexuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representações sociais | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.