Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Kelly Cristiane da | - |
dc.contributor.author | Silva, Renata Nogueira da | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-08T17:01:54Z | - |
dc.date.available | 2020-05-08T17:01:54Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-08 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Renata Nogueira da. Tanbasá sa’e foho?: reprodução e transformação da vida social das casas sagradas no Timor Leste pós-colonial. 2019. 239 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37659 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta tese é compreender os modos de reprodução e transformação da vida social
das uma lulik (casas sagradas) no Timor-Leste pós-colonial a partir de trânsitos e transações
entre pessoas, lugares e instituições. O trabalho de campo que subsidiou a pesquisa foi realizado
entre setembro de 2016 e dezembro de 2017. Os modos de reprodução das casas sagradas são
analisados através de um conjunto de cerimônias kultura em uma casa sagrada específica, que
permitem a atualização das relações e alimentam os vínculos das pessoas com o grupo de
origem e a própria casa sagrada. As transformações são tratadas a partir de dois tipos de
eventos. O primeiro diz respeito às motivações que mobilizam pessoas que vivem em Díli e
buscam os serviços prestados por suas casas sagradas e seus oficiantes rituais fora de uma
agenda de cerimônias programada. O segundo refere-se aos modos pelos quais ocorrem a
apropriação, transposição e espetacularização de elementos dos complexos locais de
governança, denominados kultura para contextos de gerência do Estado leste-timorense em Díli.
Argumento que a vida social das casas sagradas tem se reproduzido e se transformado por meio
de uma agenda ordinária e extraordinária de rituais. De um lado, as partes que compõem as
Casas são convocadas a se engajar em sua contínua reprodução mediante a participação ativa
em cerimônias de reinauguração das edificações das casas sagradas, sau batar, casamentos e
rituais fúnebres. Grosso modo, estas são denominadas cerimônias kultura. De outro lado, as
casas e entidades não humanas que as compõem são mobilizadas para garantir trajetórias de
sucesso de seus membros nas instituições de origem euro -ocidentais. As transformações das
casas sagradas dizem respeito, também, ao modo como o Estado leste-timorense explora certas
dimensões de sua configuração – sua dimensão estética, sobretudo – como elemento de
identidade nacional e incorpora autoridades rituais características da casa como forma de
organização social – os lia-na’in – em ações rituais do próprio Estado. As informações discutidas
na tese revelam ainda uma importante monetização das trocas de dádivas nas cerimônias
kultura. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Tanbasá sa’e foho? : reprodução e transformação da vida social das casas sagradas no Timor Leste pós-colonial | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Timor-Leste | pt_BR |
dc.subject.keyword | Casas sagradas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rituais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Organização social | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis aims to understand the ways of reproducing and transforming social life of uma lulik
(sacred houses) in postcolonial Timor-Leste based on the transits and transactions between
people, places and institutions. The fieldwork that supported this study was carried out from
September 2016 to December 2017. The reproduction of the sacred houses is analyzed in light
of kultura ceremonies, which allow the relations to be actualized and strengthen people’s ties to
their home group and the sacred houses. The transformations involve two types of events. The
first one concerns the motivations that mobilize people who live in Dili and seek the services of
their sacred houses and their ritual off icers outside of a ceremony schedule. The second one
refers to the appropriation, transposition and spectacularization of elements of the local
governance complexes, called kultura, into the management context of the East Timor state in
Dili. Thus, it is stated that the social life of sacred houses has been reproduced and transformed
through an ordinary and extraordinary agenda of rituals. On the one hand, the parts of the Houses
are called upon to engage in their continuous reproduction through active part icipation in
reopening ceremonies of the sacred houses, sau batar, weddings, and funeral rituals. Roughly
speaking, these are called the kultura ceremonies. On the other hand, the houses and non-human
entities that belong to them are mobilized to guarantee the sucess of their members’ journeys in
Euro-Western institutions. The transformations of the sacred houses are also related to the way
the East Timor state exploits certain dimensions of its configuration – specially its aesthetic
dimension – as an element of national identity and incorporates the typical ritual authorities of the
house as a form of social organization – the lia-na’in – in ritual actions of the state itself.
Eventually, the thesis also reveals an important monetization of gift exchange in kultura
ceremonies. | pt_BR |
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