http://repositorio.unb.br/handle/10482/37602
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2003_RaimundaGomesdeOliveira.pdf Restrito | 3,48 MB | Adobe PDF | Acesso Restrito |
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ibiapina, Dácia | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Raimunda Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-24T17:39:19Z | - |
dc.date.available | 2020-04-24T17:39:19Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-24 | - |
dc.date.submitted | 2003 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Raimunda Gomes de. Identidade, nação e sexualidade, no filme Central do Brasil. 2003. vii, 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2003. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37602 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2003. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa investiga o tema da identidade nacional com enfoque na sexualidade dentro do filme brasileiro Central do Brasil (Walter Salles, 1998). São investigados aspectos específicos dos processos de subjetivação tornados possíveis no interior do filme, quais sejam, as estratégias adotadas para marcar a sexualidade dos personagens, como se relaciona com os estereótipos que circulam na cultura, como, por vezes, afasta-se deles ou os reforça; que estratégias emprega para figurar a experiência dos personagens como a experiência da nação. O filme tem um ponto de vista fragmentário, os personagens deslocam-se de diferentes lugares, das posturas fixas e arraigadas para, num processo de crescimento e recriação, convergirem para uma postura ampliada e mais aberta. A narrativa da nação traz a mesma ambivalência que caracteriza os personagens, dentro de uma visão em que se postula a busca de um certo ideal ético. Alguns emblemas da identidade nacional são retomadas pelo filme, na representação do nordeste, do sertão, como território simbólico da nação, das virtualidades de um povo, projeção de uma dignidade perdida | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
dc.title | Identidade, nação e sexualidade, no filme Central do Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudos culturais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade nacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Central do Brasil - filme | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research covers the theme of the national identity focused on sexuality in the brazilian picture Central do Brasil (Walter Salles, 1998). Specific aspects of the process of become a subject made possible within the picture are studied, such as strategies to show the sexuality of the characters, such the way the it is related to cultural stereotypes, how sometimes it gets far from them or how sometimes it reinforces them and also which strategies are used to bring about the experience of the characters as a national experience. The picture is show in a fragmentary notion, the characters moving about different places, from static and conservative positions towards a wider and more open posture in a process of growth and improvement. The narrative of the nation brings this same ambivalence of the character within a vision which presents the search for an certain ethic ideal. Symbolic tags of the national identity are brought back by the picture such the showing of the north-east region, the country land, as a representative territory of the nation, the qualities of a people, the projection of a lost dignity. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.