Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gati, Christiano Del Cantoni | - |
dc.contributor.author | Aragão, Kelly Cristina Morais Barcelos de | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-22T14:59:25Z | - |
dc.date.available | 2020-04-22T14:59:25Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-22 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-30 | - |
dc.identifier.citation | ARAGÃO, Kelly Cristina Morais Barcelos de. Uma proposta pedagógica para o ensino de Biologia: a inserção de atividades práticas nas aulas de fisiologia humana do ensino médio. xv, 146 f. il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37573 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diversos estudos indicam que atividades práticas contribuem para a melhoria da aprendizagem, pois a torna mais significativa e aumentam a motivação dos alunos. Isso se contrapõe à abordagem mais tradicional em que os alunos assumem um papel passivo, apenas memorizando os conteúdos. Este trabalho desenvolveu e analisou o uso de um material didático com aulas práticas de fisiologia humana, para ser utilizado nas aulas de Biologia do ensino médio. O projeto foi desenvolvido no Colégio Militar de Brasília, no Distrito Federal, com 91 alunos do segundo ano do ensino médio, de quatro turmas diferentes. As atividades práticas aplicadas foram selecionadas com base nas principais dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem dos conteúdos de fisiologia humana, segundo as professoras de Biologia da própria instituição e de acordo com o tempo e recursos simples e baratos disponíveis na escola. Os quatro conteúdos selecionados (etapas da digestão, caminho do sangue pelo corpo, movimentos respiratórios e frequência cardíaca) foram abordados por meio de duas modalidades didáticas: (1) aulas expositivas tradicionais (só teóricas), e (2) atividades teórico- práticas. Houve um sistema de rodízio dessas modalidades entre as turmas, de modo que cada turma teve dois conteúdos na modalidade só teórica e os outros dois na teórico-prática. Em seguida, foram aplicados, em todas as turmas, testes de conhecimento específico e um questionário sobre diferentes aspectos das aulas de fisiologia humana. Os resultados mostraram que a abordagem teórico-prática ou melhorou, ou teve efeito neutro no desempenho dos estudantes nos testes de conhecimento, se comparadas às aulas somente teóricas. Quanto às respostas ao questionário, as aulas teórico-práticas, comparadas com as teóricas, mostraram aumentar a atenção dos estudantes, o entendimento dos conceitos, a capacidade de relacionar o conteúdo abordado com situações cotidianas e com conhecimentos prévios, a facilidade em aprender, a retenção dos conteúdos e a motivação, mas, principalmente, ampliaram a interação entre os alunos. Além disso, o questionário apontou que o professor tem um papel muito importante na motivação dos estudantes durante as aulas, independentemente de serem somente teóricas ou teórico-práticas, principalmente em decorrência da afetividade que existe no processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma proposta pedagógica para o ensino de Biologia : a inserção de atividades práticas nas aulas de fisiologia humana do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fisiologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Material didático | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Several studies point out that practical activities can contribute to students' learning due
to the fact that they make it more significant and increase student's motivation. Such approach
contradicts the traditional concept in which students have a passive role in the classroom, in
which memorization is the main learning method. This project developed and analyzed the use
of teaching material in practical classes of human physiology to be later used in Biology classes
in high school. The project was developed in Colégio Militar de Brasília, Federal District, Brazil,
having as subjects 91 students of the 11th grade, belonging to four different classes. Practical
activities were selected based on the main learning difficulties presented by the students,
considering the contents related to human physiology and according to the observations of the
Biology teachers interviewed. Available time and financial resources were also considered. Four
topics were selected: digestion phases, blood stream along the body; breathing movements and
heart rate. These topics were taught in two ways: (1) traditional lectures (only theory); (2)
theoretical-practical activities. There was a rotation of those two teaching methods among the
classes, so that each class could learn two topics under method 1 and two topics under method
2. Next, students took tests on specific knowledge and answered a questionnaire about several
aspects of human physiology. Results have shown that the theoretical-practical approach had
either a positive or a neutral contribution on students' performance in the tests, when compared
to the theoretical approach. Based on the questionnaire answers, it was noticed that the
theoretica-practical classes, when compared to the theoretical teaching, promoted an increase
of the students’ attention, their understanding of the concepts, their capacity to relate the
concepts they learned to everyday life situations and previous knowledge. It was also observed
that the students were able to learn better, retain knowledge, become more motivated, and, most of all, interact better. Finally, the questionnaire pointed out that a teacher has an essential
role in student’s motivation during a lesson, either under a theoretical approach or under a
theoretical-practical approach, especially due to the close relationship between affectional
bonds and learning. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Biológicas (IB) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Biologia Celular (IB CEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede
Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|