Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Marcello | - |
dc.contributor.author | Franz, Gustavo Bordignon | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-20T18:25:45Z | - |
dc.date.available | 2020-04-20T18:25:45Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-20 | - |
dc.date.submitted | 2019-06-19 | - |
dc.identifier.citation | FRANZ, Gustavo Bordignon. O ensino de óptica geométrica apoiado por mobile games. 2019. x, 107 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37561 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investigou fundamentos teóricos e estratégias de qualificação do ensino de óptica geométrica no Ensino Médio, com o suporte de um mobile game sem finalidades educacionais originárias. Para isso, apoiou-se na construção, aplicação e avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), visando à aprendizagem significativa (MOREIRA, 2011; AUSUBEL, 1968). Um produto educacional foi elaborado no formato de sequência didática, prevendo-se cinco encontros; em quatro deles, ocorreram avaliações de conhecimentos prévios (subsunçores), para determinar a estrutura cognitiva dos estudantes, além de outras atividades que serviram como indicadores para observar indícios de aprendizagem significativa dos fenômenos ópticos. O mobile game Glass, disponível na plataforma android, foi utilizado para a construção da UEPS. O produto educacional foi aplicado no segundo semestre de 2018 em uma escola particular de uma Região Administrativa do Distrito Federal. Com base nos resultados obtidos na aplicação, pode-se inferir que mais de 85% dos estudantes que participaram de todos os encontros demonstraram indícios de aprendizagem significativa a partir das estratégias propostas. Além disso, foi observado que os encontros, individualmente, foram planejados de forma a proporcionar situações com problemáticas em níveis crescentes de complexidade, nas quais os estudantes puderam qualificadamente externalizar suas concepções acerca da óptica geométrica e de seus fenômenos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O ensino de óptica geométrica apoiado por mobile games | pt_BR |
dc.title.alternative | Geometrical optics teaching supported by mobile games | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Óptica geométrica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Games | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos digitais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This present work investigated the theoretical bases and strategies of
qualification of geometric optics teaching in High School, with the support of a
mobile game with no educational purposes. For this, it was based on the
construction, application and evaluation of a Potentially Meaningful Teaching
Units (PMTU), aiming at meaningful learning (MOREIRA, 2011; AUSUBEL,
1968). An educational product was prepared in a teaching unit format, with five
meetings planned; in four of them, previous knowledge assessments
(subsumers), to determine the students' cognitive structure, as well as other
activities that served as indicators to observe signs of significant learning of the
optical phenomena occurred. The mobile game Glass, available on the android
platform, was used to build the PMTU. The educational product was applied in
the second semester of 2018 in a private school of an Administrative Region of
the Federal District. Based on the results obtained in the application, it can be
inferred that more than 85% of the students who participated in all the meetings
showed signs of meaningful learning from the proposed strategies. In addition, it
was observed that the individual meetings were designed to provide
problematic situations at increasing levels of complexity, in which students could
qualifiedly outsource their conceptions of geometric optics and its phenomena. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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