Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37561
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GustavoBordignonFranz.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2019_GustavoBordignonFranz_PRODUTO.pdfProduto964,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Marcello-
dc.contributor.authorFranz, Gustavo Bordignon-
dc.date.accessioned2020-04-20T18:25:45Z-
dc.date.available2020-04-20T18:25:45Z-
dc.date.issued2020-04-20-
dc.date.submitted2019-06-19-
dc.identifier.citationFRANZ, Gustavo Bordignon. O ensino de óptica geométrica apoiado por mobile games. 2019. x, 107 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37561-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investigou fundamentos teóricos e estratégias de qualificação do ensino de óptica geométrica no Ensino Médio, com o suporte de um mobile game sem finalidades educacionais originárias. Para isso, apoiou-se na construção, aplicação e avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), visando à aprendizagem significativa (MOREIRA, 2011; AUSUBEL, 1968). Um produto educacional foi elaborado no formato de sequência didática, prevendo-se cinco encontros; em quatro deles, ocorreram avaliações de conhecimentos prévios (subsunçores), para determinar a estrutura cognitiva dos estudantes, além de outras atividades que serviram como indicadores para observar indícios de aprendizagem significativa dos fenômenos ópticos. O mobile game Glass, disponível na plataforma android, foi utilizado para a construção da UEPS. O produto educacional foi aplicado no segundo semestre de 2018 em uma escola particular de uma Região Administrativa do Distrito Federal. Com base nos resultados obtidos na aplicação, pode-se inferir que mais de 85% dos estudantes que participaram de todos os encontros demonstraram indícios de aprendizagem significativa a partir das estratégias propostas. Além disso, foi observado que os encontros, individualmente, foram planejados de forma a proporcionar situações com problemáticas em níveis crescentes de complexidade, nas quais os estudantes puderam qualificadamente externalizar suas concepções acerca da óptica geométrica e de seus fenômenos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino de óptica geométrica apoiado por mobile gamespt_BR
dc.title.alternativeGeometrical optics teaching supported by mobile gamespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Físicapt_BR
dc.subject.keywordÓptica geométricapt_BR
dc.subject.keywordGamespt_BR
dc.subject.keywordJogos educativospt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordJogos digitaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This present work investigated the theoretical bases and strategies of qualification of geometric optics teaching in High School, with the support of a mobile game with no educational purposes. For this, it was based on the construction, application and evaluation of a Potentially Meaningful Teaching Units (PMTU), aiming at meaningful learning (MOREIRA, 2011; AUSUBEL, 1968). An educational product was prepared in a teaching unit format, with five meetings planned; in four of them, previous knowledge assessments (subsumers), to determine the students' cognitive structure, as well as other activities that served as indicators to observe signs of significant learning of the optical phenomena occurred. The mobile game Glass, available on the android platform, was used to build the PMTU. The educational product was applied in the second semester of 2018 in a private school of an Administrative Region of the Federal District. Based on the results obtained in the application, it can be inferred that more than 85% of the students who participated in all the meetings showed signs of meaningful learning from the proposed strategies. In addition, it was observed that the individual meetings were designed to provide problematic situations at increasing levels of complexity, in which students could qualifiedly outsource their conceptions of geometric optics and its phenomena.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.