http://repositorio.unb.br/handle/10482/37558
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_RayssaAraújoCarnaúba.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Trajetórias de adolescentes negras e mães : por outras histórias, por outras políticas públicas |
Autor(es): | Carnaúba, Rayssa Araújo |
Orientador(es): | Filice, Renísia Cristina Garcia |
Assunto: | Gravidez na adolescência Evasão escolar Políticas públicas educacionais Mulheres negras |
Data de publicação: | 20-Abr-2020 |
Data de defesa: | 5-Ago-2019 |
Referência: | CARNAÚBA, Rayssa Araújo. Trajetórias de adolescentes negras e mães: por outras histórias, por outras políticas públicas. 2019. 173 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O presente estudo buscou analisar a trajetória de estudantes negras que se tornaram mães durante sua formação na Educação Básica e a relação entre maternidade e evasão escolar na Cidade Estrutural, Distrito Federal a partir da perspectiva delas. Buscamos identificar e analisar se há transversalidade no acolhimento às jovens, considerando aspectos como raça, gênero e geração, em particular se as políticas educacionais e de saúde no DF contribuem para a redução da evasão escolar das adolescentes negras. Assim, verificar a trajetória de adolescentes mães e a evasão escolar, numa perspectiva interseccional de gênero, raça e geracional foi o objetivo central. Para o cumprimento deste propósito, utilizamos o que chamamos de metodologia interativa (GARCIA FILICE e CARNAÚBA, 2019), que incorpora diferentes técnicas (análise documental, entrevistas semiestruturadas, entrevistas narrativas), não desmerecemos a contribuição do Materialismo Histórico Dialético, muito menos da literatura decolonial do feminismo negro, e inovamos ao fazermos da História de Vida não como técnica, mas como metodologia, assim como a interseccionalidade, importante ferramenta na análise das falas das demandantes de políticas públicas. De forma geral, deparamo-nos com a ausência do Estado, de legislação e de política pública que atenda a essas adolescentes mães, revelando-nos um quadro de invisibilidade da gravidez adolescente no âmbito das políticas educacionais e de saúde. Adicionalmente, através das trajetórias das adolescentes, percebemos a falta de acolhimento oferecido a elas pelos sistemas educacional e de saúde, devido ao racismo estrutural e ao sexismo, e concluímos que para que essas demandantes permaneçam à escola é necessário que haja acesso universal e democrático à creche e uma rede de apoio sólida. |
Abstract: | The present study aimed to evaluate the trajectory of black students who became mothers during their formation in Basic Education and the relation between motherhood and school dropout in Cidade Estrutural, Distrito Federal from their perspective. We sought to identify and evaluate whether there is a transversality approach in the reception of this young women, considering aspects such as race, gender and generation, particularly if the educational and health policies in Distrito Federal contribute to the reduction of school dropouts of black teenagers. Thus, verifying the trajectory of teenagers who became mothers and school dropout, from a transversal and intersectional perspective of gender, race and generational perspective, was the main objective. To fulfill this purpose, we applied what we call “interactive methodology” (GARCIA FILICE and CARNAÚBA, 2019), which incorporates different techniques (document analysis, semi-structured interviews, narrative interviews), with contributions from the Historical Dialectical Materialism, the decolonial view from the black feminism, and we innovated by applying the Story of Life not as a technique, but as a methodology, as well as intersectionality, an important tool in the analysis of the speeches of the demanders of public policies. Generally speaking, we encountered the absence of the State, legislation and public policy aimed at these teenager mothers, revealing a reality of invisibility of teenager motherhood in the context of education and health policies. Aditionally, through teenagers' trajectories, we conclude that for these young mothers to remain in school, there is necessary a universal and democratic access to day care and a solid support network. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.