Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37532
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_EldomSoaresdosSantos.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A aprendizagem musical e o uso das TIC em uma comunidade de prática : uma pesquisa-ação no coral Ad Infinitum
Autor(es): Santos, Eldom Soares dos
Orientador(es): Marins, Paulo Roberto Affonso
Assunto: Música - instrução e estudo
Tecnologias de informação e comunicação
Coral musical
Aprendizagem situada
Data de publicação: 16-Abr-2020
Referência: SANTOS, Eldom Soares dos. A aprendizagem musical e o uso das TIC em uma comunidade de prática: uma pesquisa-ação no coral Ad Infinitum. 2019. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é analisar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na aprendizagem musical em um coral comunitário, sendo este coral compreendido como uma “Comunidade de Prática”. O primeiro objetivo específico desta pesquisa compreende as características de uma Comunidade de Prática – Significado, Identidade, Prática e Comunidade – presentes neste coral comunitário, o Coral Ad Infinitum, no qual a “Aprendizagem Situada” é desenvolvida e para cuja constituição o uso das TIC assumiu um papel de relevância. Em um segundo objetivo específico, esta pesquisa pretendeu buscar uma percepção de como as TIC contribuíram no processo de introdução de uma música nova no repertório deste coral, na organização do ensaio e em todo o processo de preparação coral para um concerto. Para analisar os dados, trabalhou-se sob a ótica de três perspectivas teóricas: a Aprendizagem Situada, as Comunidades de Prática (COP) e a metodologia “Sala de Aula Invertida”. Foi escolhida a Pesquisa-Ação para desenvolver este trabalho, na qual diversas ações envolvendo a criação ou o uso e o compartilhamento de arquivos de texto, imagens, áudios e vídeos foram propostas para a resolução de questões pertinentes ao processo de ensaio do Coral Ad Infinitum (CAINF). As ações desenvolvidas e os resultados alcançados são apresentados e é proposto o nome de “Ensaio Expandido” para o tipo de metodologia de ensaio que foi desenvolvida, baseada na aplicação dos princípios da metodologia “Sala de Aula Invertida” na prática coral.
Abstract: The general objective of this research is to analyze the use of Information and Communication Technologies (ICT) in musical learning in a community choir, understood as a "Community of Practice". The first specific objective of this research consists on the analyses of the characteristics of a Community of Practice - Meaning, Identity, Practice and Community - present in this community choir, the Coral Ad Infinitum, in which "Situated Learning" is developed and for whose constitution the use of ICT has assumed a role of relevance. In a second specific objective, this research sought to obtain a perception of how ICT has contributed to the process of introducing a new song in the repertoire of this choir, in the organization of the rehearsal and in the whole process of choral preparation for a concert. In order to analyze the data the work was developed from the perspective of three theoretical perspectives: Situated Learning, Communities of Practice and the Flipped Classroom methodology. The Action Research was chosen to develop the research in which several actions involving the creation or the use and the sharing of text files, images, audios and videos were proposed for the resolution of questions pertinent to the rehearsal procedure of Coral Ad Infinitum (CAINF). The actions developed and the results achieved are presented and the name "Expanded Rehearsal" is proposed for the type of rehearsal methodology that was developed, based on the application of the principles of the Flipped Classroom methodology in choral practice.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.