Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37511
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RaquelAlvesAmaral.pdf4,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Gilberto Lacerda-
dc.contributor.authorAmaral, Raquel Alves-
dc.date.accessioned2020-04-16T20:16:26Z-
dc.date.available2020-04-16T20:16:26Z-
dc.date.issued2020-04-16-
dc.date.submitted2019-08-22-
dc.identifier.citationAMARAL, Raquel Alves. O letramento e as práticas textuais no aplicativo Whatsapp: um estudo de caso em uma turma de 5a série da Educação de Jovens e Adultos no Centro de Ensino Fundamental 13 de Ceilândia (DF). 2019. 120 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37511-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado consiste em um estudo de caso qualitativo, que tem como foco as influências, em materiais escritos de estudantes do Ensino Fundamental, das comunicações realizadas pelos mesmos por meio do aplicativo WhatsApp onde as práticas textuais ocorrem de modo específico. A construção da fundamentação teórica da investigação foi baseada nos estudos desenvolvidos acerca das influências das Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE) na educação, no ensino da Língua Portuguesa e nos estudos de letramentos e práticas textuais, bem como nos estudos desenvolvidos no âmbito da Linguística e das teorias de aprendizagem. Com o objetivo de se identificar os impactos das práticas textuais de estudantes usuários do Whatsapp em suas manifestações escritas formais, o estudo de caso abordou redações de 200 alunos de turmas de 5a série, da Educação de Jovens e Adultos, do Centro de Ensino Fundamental 13, de Ceilândia – DF. As redações em que foram identificadas práticas textuais influenciadas pelas práticas comunicativas decorrentes do uso do Whatsapp indicaram um grupo menor de sujeitos, cuja metodologia segue os preceitos da pesquisa-ação. Os resultados obtidos apontam para a emergência de novos estilos textuais, novos vocabulários e novas construções frasais, efetivamente incorporados ao cotidiano dos alunos, decorrentes de sua intensa comunicação em aplicativos digitais. A investigação realizada fornece indícios suscetíveis de concernentes à adoção de novas abordagens didáticas por parte de professores de Língua Portuguesa, não apenas visando à incorporação de novas práticas textuais, mas também à promoção de aproximações entre a sala de aula e o cotidiano dos alunos, com vistas a uma relação ensino-aprendizagem mais significativa e contextualizada.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO letramento e as práticas textuais no aplicativo Whatsapp : um estudo de caso em uma turma de 5a série da Educação de Jovens e Adultos no Centro de Ensino Fundamental 13 de Ceilândia (DF)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordTecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressãopt_BR
dc.subject.keywordWhatsApppt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultos - letramentopt_BR
dc.subject.keywordPráticas textuaispt_BR
dc.subject.keywordRedaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This master dissertation consists of a qualitative case study, which focuses on the influences, in written materials of elementary students, of the communications made by them through the WhatsApp application where the textual practices occur in a specific way. The construction of the theoretical foundation of the research was based on studies developed about the influences of Digital Information, Communication and Expression Technologies (DCET) on education, Portuguese Language teaching and literacy studies and textual practices, as well as studies developed in linguistics and learning theories. In order to identify the impacts of students who use whatsapp textual practices on their formal written manifestations, the case study addressed essays from 200 students in 5th grade classes, from Youth and Adult Education, from the Elementary School 13, from Ceilândia – Federal District. The essays in which textual practices influenced by communicative practices resulting from the use of Whatsapp were identified indicated a smaller group of subjects, whose methodology follows the precepts of action research. The obtained results point to the emergence of new textual styles, new vocabularies and new phrasal constructions, effectively incorporated into students' daily life, resulting from their intense communication in digital applications. The research done provides susceptible evidence concerning the adoption of new didactic approaches by Portuguese Language teachers, not only aiming at the incorporation of new textual practices, but also at promoting approximations between the classroom and the students daily life, aiming at a relationship more meaningful and contextualized teaching-learning.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.