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2019_SylviaCristinaToledoGouveia.pdf10,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorTinoco, Robson Coelho-
dc.contributor.authorGouveia, Sylvia Cristina Toledo-
dc.date.accessioned2020-04-09T15:19:24Z-
dc.date.available2020-04-09T15:19:24Z-
dc.date.issued2020-04-09-
dc.date.submitted2019-08-20-
dc.identifier.citationGOUVEIA, Sylvia Cristina Toledo. Opinião (1964): Poéticas da voz, poéticas que dão voz. 2019. 203 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37422-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEm 11 dezembro de 1964 estreou, no Rio de Janeiro, o espetáculo “Opinião”, considerado a primeira manifestação de protesto contra a ditadura militar no Brasil. Manifestação poética híbrida, estruturada através da música popular brasileira, o espetáculo foi composto por fragmentos de poemas, canções, narrativas curtas e diálogos, engenhosamente engendrados numa arquitetura heterodiscursiva e dialógica. Os temas abordados na obra partiam de uma releitura histórica acerca das desigualdades sociais no Brasil e alcançavam a conjuntura contemporânea à estreia do espetáculo – o golpe militar – em relação ao qual a mensagem era de resistência e de protesto. A arte, no seio do espetáculo, era considerada como pedagogia do entendimento: “Opinião” consistiu numa poética da voz que conferiu espaço a vozes silenciadas pela história e pela conjuntura do pós-golpe, permitindo uma discussão aberta acerca da crise experimentada pela nação. A experiência literária permitiria dominar a crise e transforma-la em palavra? O desenvolvimento do presente estudo principia pela recomposição do espetáculo, a partir da reorganização estruturada de seus fragmentos, compilados no minidocumentário que acompanha esta tese. Após, alcança-se a sua análise, propriamente dita, realizada à luz de uma reflexão inserida no arcabouço da Teoria da Literatura. Para tanto, propõe-se a compreensão do literário para além dos limites do texto escrito, a fim de viabilizar a apreensão do sentido que extrapola domínio do signo linguístico e extravasa na dimensão da performance poética, na concepção que lhe é conferida por Paul Zumthor. Trabalha-se, assim, no limiar da sintaxe expressiva contígua que integra a totalidade da obra. Propõe-se, ainda, e como consequência, a revisão de conceitos a partir dos quais são questionados o sentido e a própria razão do fazer literário. Partindo da investigação das manifestações poéticas de alcance coletivo – notadamente do espetáculo ora analisado – problematiza-se a eficácia revolucionária da palavra e a própria função social da literatura. Poéticas da voz são poéticas que dão voz – eis uma premissa básica. Reside precisamente nesse ponto a razão de se inserir o debate de pressupostos teóricos afetos ao estudo das literaturas e da teoria literária no seio da tessitura – texto em contexto – de “Opinião”.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOpinião (1964) : Poéticas da voz, poéticas que dão vozpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordDitadura militar - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordPoéticas da vozpt_BR
dc.subject.keywordPoéticas artísticaspt_BR
dc.subject.keywordDesigualdade socialpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1On December 11, 1964, in Rio de Janeiro, the show “Opinion” was premiered, considered the first manifestation of protest against the military dictatorship in Brazil. A hybrid poetic manifestation, structured through Brazilian popular music, the show was composed of fragments of poems, songs, short narratives and dialogues, ingeniously engendered in a dialogic and heterodiscursive architecture. The themes approached in the work started from a historical rereading about social inequalities in Brazil and reached the contemporary conjuncture at the premiere of the show - the military coup - in which the message was of resistance and protest. Art, within the spectacle, was considered as a pedagogy of understanding: “Opinion” consisted of a voice poetics that gave space to voices silenced by the history and post-coup conjuncture, allowing an open discussion about the crisis experienced by the nation. Would literary experience allow us to dominate the crisis and turn it into a word? The development of the present study begins by the recomposition of the show, from the structured reorganization of its fragments, compiled in the mini documentary that accompanies this thesis. After that, its analysis, achieved in the light of a reflection inserted in the framework of Literary Theory, is reached. Therefore, it is proposed to understand the literary beyond the limits of the written text, in order to make possible the apprehension of the meaning that goes beyond the domain of the linguistic sign and goes beyond the dimension of poetic performance, as conceived by Paul Zumthor. Thus, one works on the threshold of the contiguous expressive syntax that integrates the whole of the work. It is also proposed, and as a consequence, the revision of concepts from which the meaning and the very reason of the literary making are questioned. Starting from the investigation of the poetic manifestations of collective reach - notably of the spectacle now analyzed - the revolutionary effectiveness of the word and the social function of literature itself are problematized. Poetics of the voice are poetics that give voice - this is a basic premise. Precisely at this point lies the reason for inserting the debate of theoretical assumptions concerning the study of literatures and literary theory within the text - in context - of "Opinion".pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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