http://repositorio.unb.br/handle/10482/37388
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_CecíliaCândidaFrasãoVieira.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Alinhamento entre plano de desenvolvimento institucional, projeto pedagógico institucional e planejamento institucional no âmbito do Instituto Federal de Brasília |
Autor(es): | Vieira, Cecília Cândida Frasão |
Orientador(es): | Melo, Adriana Almeida Sales de |
Assunto: | Plano de desenvolvimento institucional Projeto pedagógico institucional Planejamento institucional Gestão educacional Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia |
Data de publicação: | 7-Abr-2020 |
Data de defesa: | 12-Jul-2019 |
Referência: | VIEIRA, Cecília Cândida Frasão. Alinhamento entre plano de desenvolvimento institucional, projeto pedagógico institucional e planejamento institucional no âmbito do Instituto Federal de Brasília. 2019. 134 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) são instituições educacionais com a missão de atuar em diversos níveis e modalidades, ofertando educação técnica e tecnológica em uma perspectiva inovadora e crítica. Os IFs, como instituições públicas, devem atentar-se a todos os preceitos normativos que regem esse tipo de organização. Assim, um de seus desafios é realizar uma gestão que atenda tanto o processo de regulação do Ensino Superior quanto as questões pedagógicas da Educação Básica. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo realizar um estudo de caso no Instituto Federal de Brasília, buscando identificar e caracterizar o alinhamento do IFB entre o Plano de Desenvolvimento Institucional, Projeto Pedagógico Institucional e Planejamento Institucional, para o alcance de uma gestão que materialize a função social dos Institutos. A partir de uma análise desses documentos no âmbito do IFB e entrevistas de atores que participaram dos processos de elaboração, implementação e avaliação desses instrumentos identificou-se pontos que são essenciais para o alinhamento desses norteadores da estratégia organizacional e ações que podem fortalecer essas ferramentas de concepção e de gestão. Assim sendo como produto da pesquisa, apresenta-se uma Nota Técnica com uma proposta para alinhamento entre PDI, PPI e Planejamento no IFB a partir dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Campi. |
Abstract: | The Federal Institutes of Education, Science and Technology are educational institutions with the mission of acting at various levels and modalities, offering technical and technological education in an innovative and critical perspective. The Institutes, as public institutions, must pay attention to all the normative precepts that govern this type of organization. Thus, one of its challenges is to carry out a management that meets both the process of regulation of Higher Education and the pedagogical issues of Basic Education. In this sense, this paper aims to carry out a case study at the Federal Institute of Brasilia, seeking to identify and characterize IFB alignment through the Institutional Development Plan, Institutional Pedagogical Project and Institutional Planning, to achieve a management that materializes the social function of the Institutes. Based on an analysis of these IFB documents and interviews with actors who participated in the processes of elaboration, implementation and evaluation of these instruments, we identified points that are essential for the alignment of these guiding principles of the organizational strategy and actions that can strengthen these tools, conception and management. Thus, as a research product, a Technical Note is presented with a proposal for alignment between PDI, PPI and Planning in the IFB, based on the Pedagogical Political Projects of the Campi. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.