Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pato, Claudia Márcia Lyra | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Ana Carolina Santos do | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-07T12:38:26Z | - |
dc.date.available | 2020-04-07T12:38:26Z | - |
dc.date.issued | 2020-04-07 | - |
dc.date.submitted | 2019-09-06 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Ana Carolina Santos do. Representações sociais dos contos de fadas: uma visão de professores sobre A Bela Adormecida. 2019. 293 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37377 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como principal objetivo investigar as representações sociais construídas por professores da educação infantil e do ensino fundamental, de escolas públicas do Distrito Federal, que utilizam os contos de fadas como recurso pedagógico. Investigou ainda como as representações sociais podem influenciar no desenvolvimento do trabalho pedagógico com este recurso, bem como de que maneira o conhecimento do percurso narrativo de um conto de fada pode mudar, em alguma medida prática pedagógica desses professores. A análise dos dados foi estruturada por meio de três momentos de pesquisa: 1- Construção do percurso narrativo do conto de fadas A Bela Adormecida, com foco na explicitação de suas representações sociais. Percurso narrativo se caracteriza por uma análise comparativa de diversas versões de um mesmo conto, com o objetivo de explicitar as principais mudanças que marcaram essa narrativa. A análise comparativa foi realizada por meio dos instrumentos da análise de conteúdo. 2 - Aplicação do questionário da TALP com 101 professores para o conhecimento das representações sociais construídas por esse público acerca da utilização dos contos de fadas como recurso pedagógico no ambiente escolar. Este material foi organizado com o auxílio do software Iramuteq e, posteriormente analisados por meio dos instrumentos da análise de conteúdo semântico e de conteúdo de sentido. 3 - O acompanhamento do estudo de caso de três professores convidados a vivenciarem o percurso narrativo anteriormente elaborado para essa tese, conhecerem as representações sociais acerca dos contos de fadas construídas pelos seus pares e finalmente, convidados à elaboração de atividades pedagógicas cujo conto de fadas foram utilizados como recurso pedagógico. Essa atividade foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e observações em sala de aula registradas em diário de bordo. Concluímos, por meio da análise triangulada, que as representações sociais dos contos de fadas estão intimamente atreladas ao trabalho com imaginação e a criatividade em contraste à realidade dos estudantes. Concluímos ainda que o conhecimento do percurso narrativo dos contos de fadas e suas representações sociais abre possibilidades de trabalhos pedagógicos relacionados ao conteúdo simbólico e imaginativo dessa narrativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Representações sociais dos contos de fadas : uma visão de professores sobre A Bela Adormecida | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Contos de fadas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Representações sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criatividade (Educação) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Hochdorn, Alexander | - |
dc.description.abstract1 | This research had as main objective to investigate the social representations constructed by teachers of the infantile education and of fundamental education, of public schools of the federal District, that use the fairy tales as pedagogical resource.
She also investigated how social representations can influence the development of
pedagogical work with this resource, as well as how the knowledge of the narrative
path of a fairy tale can change, in some practical pedagogical measure of these
teachers. The analysis of the data was structured through three moments of research: 1 - Construction of the narrative route of the fairy tale Sleeping Beauty, focusing on the explication of its social representations. Narrative route is characterized by a comparative analysis of several versions of the same story, with the purpose of explaining the main changes that marked this narrative. The comparative
analysis was performed through the instruments of content analysis. 2 - Application
of the TALP questionnaire with 101 teachers to the knowledge of social representations built by this public about the use of fairy tales as a pedagogical resource in the
school environment. This material was organized with the help of Iramuteq software
and later analyzed through the tools of the analysis of semantic content and meaning
content. 3 - The follow-up of the case study of three teachers invited to experience
the narrative course previously elaborated for this thesis, to know the social representations about the fairy tales constructed by their peers and finally, invited to the
elaboration of pedagogical activities whose fairy tale were used as a pedagogical
resource. This activity was performed through semi-structured interviews and classroom observations recorded in the logbook. We conclude by means of the triangulated analysis that the social representations of the fairy tales are closely linked to the
work with imagination and the creativity in contrast to the reality of the students. We
conclude that the knowledge of the narrative route of the fairy tales and their social
representations opens possibilities of pedagogical works related to the symbolic and
imaginative content of this narrative. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|