http://repositorio.unb.br/handle/10482/37247
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2019_MarcellodaCostaVieira.pdf | 2,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Planejamento logístico integrado aplicado à programação de obras de infraestrutura de transportes |
Outros títulos: | Integrated logistic planning applied to transport infrastructure scheduling |
Autor(es): | Vieira, Marcello da Costa |
E-mail do autor: | marcelloeng93@gmail.com |
Orientador(es): | Garcia, Reinaldo Crispiniano |
Assunto: | Logística Obras de infraestrutura Planejamento de tempo |
Data de publicação: | 30-Mar-2020 |
Data de defesa: | 2-Jul-2019 |
Referência: | VIEIRA, Marcello da Costa. Planejamento logístico integrado aplicado à programação de obras de infraestrutura de transportes. 2019. xiv, 181 f., il. Tese (Doutorado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Sob a ótica sistêmica, uma obra de construção civil é um processo construtivo (produtivo) encadeado que tem como produto final um edifício, uma rodovia, uma ponte etc. O sucesso da realização do projeto construtivo consiste em poder integrar o planejamento de entrega das fontes de suprimentos ao plano de execução da obra de forma a reduzir as incertezas. A integração e coordenação dessas duas ações, logística e produção, depende da modelagem de três sistemas: o sistema logístico de fornecimento externo de produtos às áreas de armazenamento das usinas e canteiros de obra (cadeia de suprimento); o sistema logístico interno de fornecimento às usinas e destes às diferentes frentes de trabalho (cadeia de produção) e; o sistema logístico interno de suprimento aos canteiros de obra e deste às frentes de trabalho (cadeia de distribuição). A metodologia tradicional de planejamento de obras ignora os processos de múltiplos feedbacks, relacionamentos não lineares entre atividades e os processos de suprimentos de materiais e insumos às diferentes unidades produtivas e áreas de armazenamento. Então, o desenvolvimento de uma nova metodologia de planejamento do tempo se faz necessária para permitir estimativas de duração dos projetos de infraestrutura. Nesta pesquisa foi proposto um modelo de simulação baseado em um sistema logístico integrado, estruturado em seis subsistemas: obtenção e preparação de dados, desenho da rede logística, entrada de dados, simulação, saída de dados e projeto de experimentos. O software AnyLogic foi escolhido como plataforma para se implementar o modelo de simulação pois permite o uso da Simulação Baseada em Agente. O desenvolvimento do presente trabalho demonstrou que é possível, sob a visão sistêmica da Logística conjugada com outras ciências do conhecimento tais como a Pesquisa Operacional e a Simulação Multiagentes, desenvolver uma nova metodologia de planejamento logístico integrado para projetos de infraestrutura de transportes que permita obter o sucesso nesses projetos. |
Abstract: | Under a systemic point of view, a construction work is a linked (productive) construction process that has as its final product a building, a highway, a bridge, etc. The construction project’s successful outcome consists in being able to integrate the supply sources’ outputs planning with the work execution plan in order to reduce the uncertainties. The integration and coordination of these two actions, logistics and production, depends on the modeling of three systems: the logistics system of external supply of products to the storage areas of plants and construction sites (supply chain); the internal logistic system of supply to the plants and from these to the different work fronts (production chain) and; the internal logistic system of supply to the construction sites and from this to the work fronts (distribution chain). The traditional construction planning methodology ignore the processes of multiple feedbacks, nonlinear relationships between activities and the material and inputs’ processes, different production units and storage areas. Therefore, development and a new time’s planning methodology is required to allow duration estimates of infrastructure projects. In this research it was proposed a simulation model based on an integrated logistics system, structured in six subsystems: data’s collection and preparation, logistic network’s design, data entry, simulation, data output and experimental designs. The AnyLogic software was chosen as a platform to implement the simulation model because it allows the use of Agent Based Simulation. The development of the present work has shown that it is possible, under the systemic view of Logistics in conjunction with other knowledge sciences such as Operational Research and Multiagent Simulation, to develop a new integrated logistics planning methodology for transport infrastructure projects that allows the achievement of success in these projects. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019 |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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