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dc.contributor.advisorLeal, Sayonara de Amorim Gonçalves-
dc.contributor.authorMartins, Leonardo Rauta-
dc.date.accessioned2020-03-31T00:36:13Z-
dc.date.available2020-03-31T00:36:13Z-
dc.date.issued2020-03-30-
dc.date.submitted2019-06-18-
dc.identifier.citationMARTINS, Leonardo Rauta. Permanecer no campo como projeto de vida de jovens rurais: experiências de formandos e egressos de Escolas Família Agrícola no estado do Espírito Santo. 2019. 229 f., il. Tese (Doutorado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/37242-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNeste estudo, centrado na juventude rural vinculada às Escolas Família Agrícola - Efas, buscamos demonstrar articulações entre disposições constituídas ao longo da vida desses jovens, dispositivos educacionais orientados para a valorização do espaço rural e suas experiências escolares com a pedagogia da alternância, evidenciando a influência dessa triangulação na conformação de projetos de vida e futuro desta juventude e seus desdobramentos para sua permanência no campo. Selecionamos para participar da pesquisa jovens egressos e formandos das Efas de Vinhático, Garrafão e Olivânia, localizadas cada qual em regiões distintas do estado do Espírito Santo, berço da pedagogia da alternância no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se beneficiou do recurso metodológico etnográfico operacionalizado durante o período em que residi um mês em cada uma dessas escolas entrecruzando diferentes técnicas de pesquisa, tais como: questionários, entrevistas semiestruturadas, grupos de discussão e observação participante. Observamos que a ação das Efas, ainda que perpassada por contradições fruto de mudanças estruturais pelas quais passa a sociedade e que incidem no espaço escolar, bem como por diferentes visões acerca do papel da escola e dos agentes a elas vinculados, auxilia na permanência dos jovens no campo. Este tipo de educação, associado a uma melhora das condições objetivas de vida dos agricultores familiares, vivenciada ao longo da última década, em função do acionamento de políticas públicas, tem possibilitado não só o retorno de jovens ao campo, como também a permanência daqueles que estão em vias de completar a sua educação básica e aos egressos, os quais encontram nas áreas rurais espaço para realização de seus projetos socioprofissionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa Científica (CNPq); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePermanecer no campo como projeto de vida de jovens rurais : experiências de formandos e egressos de Escolas Família Agrícola no estado do Espírito Santopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordJuventude ruralpt_BR
dc.subject.keywordEscolas Família Agrícola (EFA)pt_BR
dc.subject.keywordEducação ruralpt_BR
dc.subject.keywordPedagogia da alternânciapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study focused on the rural youth attending to the Escolas Família Agrícola [Agricultural Family Schools] - Efas. We sought to demonstrate articulations between dispositions constituted throughout the life of these rural young people, educational devices oriented to the valorization of the rural space, and their school experiences with the pedagogy of the alternation, evidencing the influence of this triangulation in the conformation of projects of life and future and its consequences for their permanence in rural areas. To participate in the research, we selected young graduates and graduates-to-be who had attended or were attending to Efas in Vinhático, Garrafão and Olivânia, each located in different regions of the state of Espírito Santo, the cradle of the pedagogy of alternation in Brazil. It is a qualitative research that has benefited from the ethnographic methodology, operationalized during the period in which I spent one month in each of these schools intersecting different research techniques, such as: questionnaires, semi-structured interviews, discussion groups and participant observation. We observed that the action of Efas, even if it is permeated by contradictions resulting from structural changes through which society is involved and that affect the school space, as well as by different visions about the role of the school and its agents, helps in the permanence of young people in rural areas. This educational model, coupled with an improvement in the objective living conditions of family farmers, experienced over the last decade as a result of public policies, has enabled not only the return of young people to the countryside, but also the permanence of those who are in the process of completing their basic education and of the graduates, who find in the rural areas space for the realization of their socio-professional projects.pt_BR
dc.description.abstract3Dans cette étude, centrée sur la jeunesse rurale liée aux Écoles Familiales Agricoles – Efas, nous avons cherché à démontrer les articulations entre les dispositions constituées au cours de la vie de ces jeunes, les dispositifs pédagogiques de valorisation de l'espace rural et leurs expériences scolaires avec la pédagogie de l'alternance, mettant en évidence l'influence de cette triangulation dans la conformation de projets de vie et d'avenir de cette jeunesse et ses développements pour sa permanence à la campagne. Pour participer à la recherche, nous avons sélectionné des jeunes diplômés et en voie d'obtention du diplôme des Efas des villes de Vinhático, Garrafão et Olivânia, chacune située dans des régions distinctes de l'état de l'Espírito Santo, le berceau de la pédagogie de l'alternance au Brésil. Il s'agit d'une recherche qualitative qui a eu recours à la méthode ethnographique mise en place pendant la période au cours de laquelle j'ai résidé un mois dans chacune de ces écoles, recoupant différentes techniques de recherche telles que: questionnaires, entretiens semi-directifs, groupes focaux et observation participante. Nous avons observé que l'action des Efas, bien qu'elle soit imprégnée de contradictions résultant de changements structurels impliquant la société et affectant l'espace scolaire, ainsi que de visions différentes sur le rôle de l'école et des agents qui leur sont liés, contribue à la permanence des jeunes à la campagne. Ce type d’éducation,conjuguée à une amélioration des conditions objectives de vie des agriculteurs familiaux, vécue au cours de la dernière décennie grâce à l'activation de politiques publiques, a permis non seulement le retour des jeunes à la campagne, mais aussi la permanence de ceux en voie de terminer leurs études secondaires et des diplômés qui trouvent dans les zones rurales un espace pour la réalisation de leurs projets socioprofessionnels.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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