Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Viana, Dianne Magalhães | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Jéssica Lane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-26T15:01:20Z | - |
dc.date.available | 2020-03-26T15:01:20Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-26 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-12 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Jéssica Lane da Silva. Formando a infância: o papel do design na materialização da primeira infância através dos brinquedos. 2019, 202 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37174 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na perspectiva dos estudos contemporâneos da infância, esta é compreendida como uma
construção social, que apresenta variações culturais e históricas. Sendo o design uma atividade
capaz de dar forma a aspectos culturais em seus produtos, este trabalho tem como objetivo
investigar o papel do design de produtos industriais na materialização de construções
contemporâneas da primeira infância através dos brinquedos. Através de visita técnica, foram
identificadas três empresas brasileiras de brinquedos que possuem uma equipe de design e
produzem objetos para crianças de zero a três anos. Nos catálogos e páginas na internet
dessas empresas, foram selecionados 94 brinquedos para crianças dessa faixa etária,
produzidos nacionalmente, não-licenciados e que promovem a brincadeira livre. Elaborou-se
um quadro para descrição dos aspectos materiais e conceituais desses brinquedos, e essas
características foram posteriormente analisadas e relacionadas às construções
contemporâneas da primeira infância. Também foi realizada entrevista com uma designer da
equipe de uma das empresas identificadas. Os brinquedos analisados classificam-se como
mordedores, chocalhos ou brinquedos de empilhar, encaixar e montar, e apresentam formas
relacionadas ao conteúdo temático. Os brinquedos são multicoloridos, e apenas 35 deles
produzem som e 25 possuem movimento. Esses objetos promovem a brincadeira sensorial,
fantasiosa, ativa e solitária, têm conteúdos temáticos relacionados à natureza, figuras
geométricas e objetos tecnológicos e do cotidiano, com simplificação dos elementos,
hibridismo e antropomorfismo. Os dados permitem afirmar que os brinquedos analisados
materializam três construções da primeira infância, evidenciadas pela preocupação em
promover a segurança, o aprendizado e o desenvolvimento infantil: a criança como
reprodutora de conhecimento, como ser inocente e primitivo, e como ser biológico. O design
está intimamente relacionado com esse fenômeno, já que é responsável por decisões que
incluem os temas, as formas, as cores, os materiais e os tipos de brincadeira desses objetos,
domínios nos quais se encontram as construções da primeira infância. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Formando a infância : o papel do design na materialização da primeira infância através dos brinquedos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design de produto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brinquedos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Primeira infância | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | For the contemporary childhood studies, childhood is understood as a social construct, with
cultural and historical variations. Since design is an activity capable of shaping cultural aspects
in its products, this research aims to investigate the role of industrial product design in the
materialization of contemporary early childhood constructions through toys. In a technical
visit, three Brazilian toy companies that have a design team and produce objects for children
from zero to three years old were identified. In the catalogs and websites of these companies,
94 nationally produced, unlicensed toys that promote free play were selected. A framework
was developed to describe the material and conceptual aspects of these toys, and these
characteristics were later analyzed and related to contemporary early childhood constructions.
An interview was also conducted with a designer from one of the identified companies. The
analyzed toys are classified as teethers, rattles or building blocks, and have shapes related to
the thematic content. The toys are multicolored, and only 35 of them produce sound and 25
have movement. These objects promote sensory, fantasy, active and solitary play, have
thematic contents related to nature, geometric figures and technological and everyday
objects, with simplification of elements, hybridism and anthropomorphism. The data allow us
to state that the toys analyzed materialize three early childhood constructions, evidenced by
the concern to promote safety, learning and child development: the child as a reproducer of
knowledge, as an innocent and primitive being, and as a scientific and biological being. Design
is closely related to this phenomenon, as it is responsible for decisions that include the
themes, shapes, colors, materials and types of play of these objects, domains in which early
childhood constructions are found. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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