Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tavares, Marcelo da Silva Araújo | - |
dc.contributor.author | Aragão Neto, Carlos Henrique de | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-11T19:15:44Z | - |
dc.date.available | 2020-03-11T19:15:44Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-11 | - |
dc.date.submitted | 2019-05-02 | - |
dc.identifier.citation | ARAGÃO NETO, Carlos Henrique de. Autolesão sem intenção suicida e sua relação com ideação suicida. 2019. 174 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37075 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Autolesão Sem Intenção Suicida (ASIS) é considerada um importante fator de risco para
a ideação suicida. Os estudos brasileiros nessa área são escassos, enquanto outros países já
consideram a ASIS um problema de saúde pública. O objetivo principal deste trabalho foi
verificar a relação da ASIS com a ideação suicida entre estudantes do ensino fundamental
de escola pública em Teresina, capital do Piauí. É uma pesquisa descritiva e exploratória,
de abordagem qualitativa, cujos dados foram processados através de análise de conteúdo.
Treze estudantes foram entrevistados diretamente pelo pesquisador, em ambiente privado
da escola. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada que continha perguntas sobre dados
sócio-demográficos, sobre a infância e adolescência, além dos dados sobre a prática de
ASIS e a interface com ideação suicida. O critério de inclusão dos participantes foi ter
realizado pelo menos um episódio de ASIS no ano anterior à entrevista. Foram nove
meninas e quatro meninos selecionados pela escola. As categorias estabelecidas foram
Abusos (sexual, emocional e físico), Separação dos pais, Ausência da figura paterna, Perdas
por morte, Bullying e Relação entre ASIS e Ideação suicida. As análises mostraram que dos
treze entrevistados, nove praticavam ASIS com a co-ocorrência de ideação suicida; todos
utilizaram como método o corte; todos relataram que a função da ASIS foi o alívio da dor
emocional. O efeito de contágio da ASIS é muito alto no ambiente escolar e na internet, o
que faz o comportamento se multiplicar entre os jovens. Concluiu-se que: 1) ideação
suicida está presente no contexto da prática da ASIS em uma parcela dos casos estudados, o
que aumenta o risco de suicídio; 2) experiências adversas na infância (listadas nas
categorias deste trabalho) são fatores de risco para ASIS e ideação suicida. Futuras
pesquisas devem ser realizadas no Brasil, principalmente em ambientes acadêmico, como
escolas e universidades. É necessário que essas instituições qualifiquem seus colaboradores
para poder trabalhar com os alunos que praticam ASIS, e estabelecer uma parceria com a
família, para que esses jovens em sofrimento grave sejam acolhidos e tratados. Este
trabalho tem o interesse em servir como incentivo para novas pesquisas, assim como alertar
famílias, escolas e instituições de saúde para a gravidade do fenômeno da ASIS,
especialmente sua relação com ideação suicida. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Autolesão sem intenção suicida e sua relação com ideação suicida | pt_BR |
dc.title.alternative | Nonsuicidal Self-Injury (NSSI) and its relation with suicidal ideation | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ideação suicida | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lesões autoprovocadas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autolesão sem intenção suicida | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Nonsuicidal Self-Injury (NSSI) is considered an important risk factor for suicidal ideation.
Brazilian studies in this area are scarce, while other countries already consider ASIS a
public health problem. The main objective of this study was to verify the relationship
between ASIS and suicidal ideation among elementary school adolescents in Teresina,
capital of Piauí. It is a descriptive and exploratory, qualitative approach, whose data were
processed through content analysis. Thirteen students were interviewed directly by the
researcher, in a private environment at school. A semi-structured interview was used that
contained questions about socio-demographic data on childhood and adolescence, as well
as data on the practice of ASIS and the interface with suicidal ideation. Participants were
included if they had performed at least one episode of NSSI in the year prior to the
interview. There were nine girls and four boys selected by the school. The categories
established were Abuses (sexual, emotional and physical), Separation of parents, Absence
of paternal figure, Losses by death, Bullying and Relationship between NSSI and Suicidal
Ideation. The analyzes showed that of the thirteen interviewees, nine practiced NSSI with
the co-occurrence of suicidal ideation; all used as a method the cut; all reported that the role
of NSSI was the relief of emotional pain. The contagion effect of NSSI is very high in the
school environment and on the internet, which increases the behavior among the young. It
was concluded that: 1) suicidal ideation is present in the context of NSSI practice in a
portion of the cases studied, which increases the risk of suicide; 2) Adverse experiences in
childhood (listed in the categories of this study) are risk factors for NSSI and suicidal
ideation. Future research should be conducted in Brazil, especially in academic settings
such as schools and universities. It is necessary for these institutions to qualify their staff to
work with students who practice NSSI and to partner with the family so that these young
people in distress can be welcomed and treated. Hopefully, this work will serve as an
incentive for new research, as well as to alert families, schools and health institutions to the
seriousness of the NSSI phenomenon, especially regarding with suicidal ideation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|