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Título: Ijadokoma itxỹte : as moças Karajá “doidinhas” e “lindas como sempre”
Autor(es): Calçavara, Lilian Brandt
Orientador(es): Barretto Filho, Henyo Trindade
Assunto: Povos indígenas
Indígenas - vida e costumes sociais
Indígenas - aspectos sociais
Indígenas
Antropologia
Indígenas Karajá - Tocantins (TO)
Data de publicação: 3-Mar-2020
Referência: CALÇAVARA, Lilian Brandt. Ijadokoma itxỹte: as moças Karajá “doidinhas” e “lindas como sempre”. 2019. 192 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais)—Universidade de Brasília, 2019.
Resumo: Esta dissertação se propõe a oferecer um possível retrato do mundo das ijadòkòma – as moças Karajá. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação e a principal ferramenta foi a linguagem audiovisual, processo no qual elas assumiram o protagonismo das atividades. As moças gravaram alguns vídeos a partir de temas que elas propuseram e editamos o material de modo colaborativo. A partir da relação mais próxima com as moças, vieram à tona outros temas: as amizades, a cultura, o “vício” no celular, as redes sociais, os namoros, suas motivações e sofrimentos. Relaciono essa vivência com a literatura, trazendo elementos do pluriverso das moças Karajá e de pesquisas que se relacionam aos temas abordados.
Abstract: This dissertation aims to offer a possible portrait of the world of the ijadòkòma – the Karajá girls. The methodology used was action-research and the main tool was the audiovisual language, a process in which they took on the protagonism of the activities. The girls recorded some videos about themes they proposed and the material was edited collaboratively. From a closer relationship with the girls other issues came to surface: friendships, culture, cell phone “addiction”, social networks, dating, their motivations and sufferings. I relate this experience with the literature, bringing up elements from the pluriverse of the Karajá girls and from studies related to the themes addressed.
Unidade Acadêmica: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
Faculdade de Educação (FE)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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