Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Viana, Dianne Magalhães | - |
dc.contributor.author | Pedreira, Bianca Rosendo | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-03T22:16:20Z | - |
dc.date.available | 2020-03-03T22:16:20Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-03 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-15 | - |
dc.identifier.citation | PEDREIRA, Bianca Rosendo. Design e educação: contribuições para o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes com altas habilidades/ superdotação. 2019. 72 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/37039 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A criatividade, que por muito tempo foi tida como um conceito complexo, vem sendo relacionada às características como a auto expressão e a autoconfiança, porém ela nem sempre é trabalhada em sala de aula. Essa pesquisa tem como objetivo relacionar a criatividade com o design e as altas habilidades/superdotação para compreender melhor os conceitos e desenvolver atividades que estimulem o potencial criativo no ambiente escolar visando trabalhar características associadas à criatividade. Posto isso, e por meio de uma metodologia qualitativa, procedeu-se a observação de uma unidade de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Taguatinga, com a contribuição da equipe dessa unidade. A seguir foi aplicada uma atividade, desenvolvida a partir da síntese das metodologias estudadas, em busca de compreender como essas metodologias podem auxiliar no desenvolvimento pessoal, social e educacional dos alunos. O estudo define três etapas essenciais e observa algumas habilidades relacionadas à criatividade sendo trabalhadas durante os três momentos. Também constata momentos de autorreflexão dos alunos e de compreensão dos próprios processos de aprendizado. Conclui comentando os resultados e destacando a importância de oferecer ao aluno a oportunidade de buscar novos temas e interesses, além do acesso a diferentes formas de aprendizagem. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Design e educação : contribuições para o desenvolvimento do potencial criativo em estudantes com altas habilidades/ superdotação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criatividade (Educação) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Superdotação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Creativity, which has long been regarded as a complex concept, has been linked to characteristics such as self-expression and self-confidence, but it is not always developed in the classroom. This research aims to relate creativity with design and giftedness to better understand the concepts and develop activities that stimulate the creative potential in the school environment aiming at cultivating characteristics associated with creativity. That said, and through a qualitative methodology, it proceeds to observe a Specialized Educational Care unit in Taguatinga (located in Brasília, Brazil), with the contribution of the team. Then an activity was elaborated from the synthesis of the methodologies studied and applied with the gifted students, in order to understand how these methodologies can help in the personal, social and educational development. The study defines three essential steps and looks at some creativity-related skills being cultivated during the three moments. It also notes moments of students' self-reflection and understanding of their own learning processes. It concludes by commenting on the results and highlighting the importance of offering the student the opportunity to search for new themes and interests, as well as to access different forms of learning. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|