http://repositorio.unb.br/handle/10482/37021
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_CínthiadaCunhaBarbosa.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Criação e expressão com as TICs : uma experiência com objetos de aprendizagem para o ensino de Artes Visuais |
Autor(es): | Barbosa, Cínthia da Cunha |
Orientador(es): | Fernández Méndez, Maria Del Rosario Tatiana |
Assunto: | Artes visuais - estudo e ensino Recursos didáticos Tecnologias de informação e comunicação Criatividade (Educação) Objetos de aprendizagem |
Data de publicação: | 2-Mar-2020 |
Data de defesa: | 19-Jul-2019 |
Referência: | BARBOSA, Cínthia da Cunha. Criação e expressão com as TICs: uma experiência com objetos de aprendizagem para o ensino de Artes Visuais. 2019. 153 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Esta dissertação parte das inquietações, enquanto professora de Artes Visuais, diante da diversidade dos recursos didáticos disponíveis na atualidade pela democratização dos aparatos tecnológicos – digitais. Nesse contexto, busco compreender de que maneiras as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem favorecer a expressividade e a criatividade no processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais. O objetivo é ampliar o alcance das Artes Visuais na vida dos estudantes, por meio das possibilidades que as tecnologias digitais oferecem. Para tanto propõe-se a criação de um Objeto de Aprendizagem (OA) na perspectiva de uma metodologia de ensino baseada em Artes Visuais. O marco teórico se baseia nas ideias de José Manuel Moran et al., que entendem o uso das TICs nas práticas escolares como um instrumento eficaz para promover a aprendizagem participativa, integrada e afetiva entre alunos e professores; e nas ideias de Lev Manovich sobre a democratização dos softwares que apontam a possibilidade de produção de conteúdo e uma comunicação cada vez mais dinâmica. A metodologia usada foi a da Pesquisa-Ação por privilegiar a revisão da prática docente do pesquisador. Para a criação do OA para o ensino das Artes Visuais foram usados critérios baseados nas práticas artísticas propostos por Tatiana Fernandez. O OA criado foi aplicado a estudantes da primeira série do Ensino Médio em escola particular de Brasília. A análise dos resultados apontam as potencialidades criativas e expressivas que as TICs proporcionam aos professores e estudantes de Artes Visuais do Ensino Médio. |
Abstract: | This study is based on the restlessness as a teacher of arts in view of the diversity of didactic resources available at the present time by the democratization of technological - digital apparatuses. In this context, I try to understand in what ways Information and Communication Technologies (ICT) can favor expressiveness and creativity in the teaching-learning process in Visual Arts. The goal is to broaden the reach of Visual Arts in students' lives through the possibilities that digital technologies offer. In order to do so, it is proposed to create a Learning Object (OA) from the perspective of an art-based teaching methodology. The theoretical framework is based on the ideas of José Manuel Moran et.al., who understands the use of ICT in school practices as an effective tool to promote participatory, integrated and affective learning among students and teachers; and Lev Manovich's ideas about the democratization of softwares that point to the possibility of content production and increasingly dynamic communication. The methodology used was that of Research-Action for privileging the review of the researcher's teaching practice. For the creation of the OA for the teaching of the Visual Arts, criteria based on the artistic practices proposed by Tatiana Fernandez were used. The OA created was applied with classes from the first grade of High School in private school in Brasilia. The analysis of the results points to the creative and expressive potentialities that ICT provides to teachers and art students of the High School. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.