Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36993
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_CellBiologyAnalogies.pdf253,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Iago Taveira-
dc.contributor.authorAraujo, Carla Maria Medeiros y-
dc.contributor.authorGuimarães, Zara Faria Sobrinha-
dc.date.accessioned2020-02-28T16:33:51Z-
dc.date.available2020-02-28T16:33:51Z-
dc.date.issued2019-08-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Iago; ARAUJO, Carla Maria Medeiros y; GUIMARAES, Zara. Cell biology analogies in Brazilian biology textbooks: a teaching guide based on FAR model. In: ESERA CONFERENCE, 13.,2019, Bologna, Itália.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36993-
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCell biology analogies in Brazilian biology textbooks : a teaching guide based on FAR modelpt_BR
dc.typeTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordAmbiente de sala de aula - discursopt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela Professora Carla Maria Medeiros y Araujo, em 20 de fevereiro de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.pt_BR
dc.description.abstract1From a well-established model for the use of analogies in science teaching (Focus, Action, Reflection – FAR Guide) this research aimed to develop a teacher support resource (teacher guide) based on the four most frequent cell analogies in Brazilian biology textbooks which were: DNA as a spiral staircase, complex substrate enzyme as a key and lock, ATP as currency and mitochondria as a power plant. This teacher guide was evaluated by pre-service biology teachers from a Brazilian public university. Perceptions and recommendations were collected by questionnaires, participant speeches’ recording and a field notebook. Students’ responses were tabulated and analyzed, and these results were evaluated for a current version of the teacher guide. The comprehension of the content was perceptible by the majority of participants, however some of them showed doubts about analogies’ limits. FAR Guide was considered a good way to plan use of analogies to a cell biology class and a viable didactic resource to be used in the Brazilian educational context.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Biológicas (IB)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Genética e Morfologia (IB GEM)pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.