Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nuto, João Vianney Cavalcanti | - |
dc.contributor.advisor | Godet, Rita Olivieri | - |
dc.contributor.author | Dias, Denise | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-19T21:48:46Z | - |
dc.date.available | 2020-02-19T21:48:46Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-19 | - |
dc.date.submitted | 2019-07-15 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Denise. A tradição do romance picaresco e a obra de Jorge Amado. 2019. 305 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Université Rennes 2, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36964 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019. | pt_BR |
dc.description | Thèse (doctorat)—Sous Le Sceau de L’Université Bretagne Loire, Université Rennes 2, Universidade de Brasília, Ecole doctorale – Arts, Lettres, Langues, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa propõe-se a analisar o romance de Jorge Amado,
Os velhos marinheiros ou o capitão-de-longo-curso, de 1961, tomando como eixo
condutor o diálogo que o mesmo estabelece com a tradição literária picaresca.
Objetiva-se situar a obra amadiana no prolongamento da tradição picaresca,
identificando as características que ela incorpora do gênero e a maneira como ela as
transforma, contribuindo para o surgimento do romance neopicaresco no Brasil.
Revisita-se o surgimento do gênero picaresco na literatura espanhola e sua
sobrevivência na literatura ocidental, com a finalidade de examinar sua adaptação a
um outro contexto, o do cenário baiano do Brasil do século XX, com suas
especificidades sociais, históricas e culturais. Recorre-se ao conceito de
carnavalização de Bakhtin como um dos elementos fundamentais para a
compreensão do processo de transformação operado pela produção neopicaresca
brasileira. Evoca-se, eventualmente, outros romances do autor - A morte de a morte
de Quincas Berro Dágua (1961) e Dona Flor e seus dois maridos (1966) - sempre
que necessário para esclarecer os aspectos da cosmovisão carnavalesca na obra
amadiana. A perspectiva comparada apoia-se, igualmente, nos conceitos de
intertextualidade (Kristeva, Samoyault) e de transcriação (Haroldo de Campos), com
a finalidade de precisar a contribuição específica do romance amadiano à literatura
pícara moderna. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.language.iso | Francês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A tradição do romance picaresco e a obra de Jorge Amado | pt_BR |
dc.title.alternative | La tradition du roman picaresque et l’oeuvre de Jorge Amado | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Amado, Jorge, 1912-2001 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Romance neopicaresco | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura espanhola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Intertextualidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research proposes to analyze the novel of Jorge Amado,
Home is the sailor, of 1961, taking as its axis the dialogue that it establishes with the
picaresque literary tradition. We aim to situate Amado’s work in the prolongation of
the picaresque tradition, identifying the characteristics of the genre that it
incorporates and the way in which it transforms them, contributing for the emergence
of the neopicaresque novel in Brazil. The emergence of the picaresque genre in
Spanish literature and its survival in Western literature were reviewed, with the
purpose of examining its adaptation to another context, that of the scenario of Bahia
in Brazil of the twentieth century, with its social, historical and cultural specificities.
Bakhtin’s concept of carnivalization is used as one of the fundamental elements for
the understanding of the process of transformation operated by Brazilian
neopicaresque production. Other novels of the author are evoked – The two deaths
of Quincas Wateryell (1961) e Dona Flor and her two husbands: a moral and
amorous tale (1966) - whenever necessary to clarify the aspects of the carnival
world-view in Amado’s work. The comparative perspective is also supported by the
concepts of intertextuality (Kristeva, Samoyault) and transcription (Haroldo de
Campos), in order to specify the specific contribution of the Amadian novel to modern
picaresque literature. | pt_BR |
dc.description.abstract3 | Cette étude se propose d'analyser le roman de Jorge Amado, Le Vieux
Marin ou le capitaine au long cours de 1961, en prenant pour fil conducteur le
dialogue que l'auteur établit avec la tradition littéraire picaresque. Il s'agit de situer
l'oeuvre d'Amado dans le prolongement de l'oeuvre picaresque, en identifiant les
caractéristiques du genre qu'elle incorpore et la manière selon laquelle elle les
transforme, contribuant ainsi à l'apparition du roman néo-picaresque au Brésil. On
revisite l'émergence du genre picaresque dans la littérature espagnole et sa survie
dans la littérature occidentale, afin d'examiner son adaptation dans un autre
contexte, dans le cadre bahianais du Brésil du XXe siècle avec ses spécificités
sociales, historiques et culturelles. On a recours au concept de carnavalisation de
Bakhtine, l'un des éléments fondamentaux pour la compréhension du processus de
transformation opéré par la production néo-picaresque brésilienne. On évoque à
l'occasion d'autres romans de l'auteur – Les Deux Morts de Quinquin-la-Flotte (1961)
et Dona Flor et ses deux maris (1966) – afin de démontrer les aspects de la vision
carnavalesque du monde dans l'oeuvre d'Amado. La perspective comparée s'appuie
également sur les concepts d'intertextualité (Kristeva, Samoyault) et de transcréation
(Haroldo de Campos), dans le but de préciser la contribution spécifique du roman
«amadien» à la littérature picaresque moderne. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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