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dc.contributor.advisorNuto, João Vianney Cavalcanti-
dc.contributor.advisorGodet, Rita Olivieri-
dc.contributor.authorDias, Denise-
dc.date.accessioned2020-02-19T21:48:46Z-
dc.date.available2020-02-19T21:48:46Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.date.submitted2019-07-15-
dc.identifier.citationDIAS, Denise. A tradição do romance picaresco e a obra de Jorge Amado. 2019. 305 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Université Rennes 2, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36964-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2019.pt_BR
dc.descriptionThèse (doctorat)—Sous Le Sceau de L’Université Bretagne Loire, Université Rennes 2, Universidade de Brasília, Ecole doctorale – Arts, Lettres, Langues, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa propõe-se a analisar o romance de Jorge Amado, Os velhos marinheiros ou o capitão-de-longo-curso, de 1961, tomando como eixo condutor o diálogo que o mesmo estabelece com a tradição literária picaresca. Objetiva-se situar a obra amadiana no prolongamento da tradição picaresca, identificando as características que ela incorpora do gênero e a maneira como ela as transforma, contribuindo para o surgimento do romance neopicaresco no Brasil. Revisita-se o surgimento do gênero picaresco na literatura espanhola e sua sobrevivência na literatura ocidental, com a finalidade de examinar sua adaptação a um outro contexto, o do cenário baiano do Brasil do século XX, com suas especificidades sociais, históricas e culturais. Recorre-se ao conceito de carnavalização de Bakhtin como um dos elementos fundamentais para a compreensão do processo de transformação operado pela produção neopicaresca brasileira. Evoca-se, eventualmente, outros romances do autor - A morte de a morte de Quincas Berro Dágua (1961) e Dona Flor e seus dois maridos (1966) - sempre que necessário para esclarecer os aspectos da cosmovisão carnavalesca na obra amadiana. A perspectiva comparada apoia-se, igualmente, nos conceitos de intertextualidade (Kristeva, Samoyault) e de transcriação (Haroldo de Campos), com a finalidade de precisar a contribuição específica do romance amadiano à literatura pícara moderna.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.language.isoFrancêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA tradição do romance picaresco e a obra de Jorge Amadopt_BR
dc.title.alternativeLa tradition du roman picaresque et l’oeuvre de Jorge Amadopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordAmado, Jorge, 1912-2001 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordRomance neopicarescopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura espanholapt_BR
dc.subject.keywordIntertextualidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The present research proposes to analyze the novel of Jorge Amado, Home is the sailor, of 1961, taking as its axis the dialogue that it establishes with the picaresque literary tradition. We aim to situate Amado’s work in the prolongation of the picaresque tradition, identifying the characteristics of the genre that it incorporates and the way in which it transforms them, contributing for the emergence of the neopicaresque novel in Brazil. The emergence of the picaresque genre in Spanish literature and its survival in Western literature were reviewed, with the purpose of examining its adaptation to another context, that of the scenario of Bahia in Brazil of the twentieth century, with its social, historical and cultural specificities. Bakhtin’s concept of carnivalization is used as one of the fundamental elements for the understanding of the process of transformation operated by Brazilian neopicaresque production. Other novels of the author are evoked – The two deaths of Quincas Wateryell (1961) e Dona Flor and her two husbands: a moral and amorous tale (1966) - whenever necessary to clarify the aspects of the carnival world-view in Amado’s work. The comparative perspective is also supported by the concepts of intertextuality (Kristeva, Samoyault) and transcription (Haroldo de Campos), in order to specify the specific contribution of the Amadian novel to modern picaresque literature.pt_BR
dc.description.abstract3Cette étude se propose d'analyser le roman de Jorge Amado, Le Vieux Marin ou le capitaine au long cours de 1961, en prenant pour fil conducteur le dialogue que l'auteur établit avec la tradition littéraire picaresque. Il s'agit de situer l'oeuvre d'Amado dans le prolongement de l'oeuvre picaresque, en identifiant les caractéristiques du genre qu'elle incorpore et la manière selon laquelle elle les transforme, contribuant ainsi à l'apparition du roman néo-picaresque au Brésil. On revisite l'émergence du genre picaresque dans la littérature espagnole et sa survie dans la littérature occidentale, afin d'examiner son adaptation dans un autre contexte, dans le cadre bahianais du Brésil du XXe siècle avec ses spécificités sociales, historiques et culturelles. On a recours au concept de carnavalisation de Bakhtine, l'un des éléments fondamentaux pour la compréhension du processus de transformation opéré par la production néo-picaresque brésilienne. On évoque à l'occasion d'autres romans de l'auteur – Les Deux Morts de Quinquin-la-Flotte (1961) et Dona Flor et ses deux maris (1966) – afin de démontrer les aspects de la vision carnavalesque du monde dans l'oeuvre d'Amado. La perspective comparée s'appuie également sur les concepts d'intertextualité (Kristeva, Samoyault) et de transcréation (Haroldo de Campos), dans le but de préciser la contribution spécifique du roman «amadien» à la littérature picaresque moderne.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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