Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36924
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVENTO_EvasaoUniversitariaEstudo.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCasimiro, Arilthon Romulo Cavalcante-
dc.contributor.authorBelo, Caroline Figueiredo-
dc.contributor.authorPrado, Safira Micaelle Andrade do-
dc.date.accessioned2020-02-18T14:49:17Z-
dc.date.available2020-02-18T14:49:17Z-
dc.date.issued2019-09-
dc.identifier.citationCASIMIRO, Arilthon Romulo Cavalcante; BELO, Caroline Figueiredo; PRADO, Safira Micaelle Andrade do. A evasão universitária: um estudo no curso de licenciatura em ciências naturais da Faculdade UnB de Planaltina - FUP. In: Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade", 13., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos... São Cristóvão, SE: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), set. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.29380/2019.13.06.07. Disponível em: http://anais.educonse.com.br/2019/a_evasao_universitaria_um_estudo_no_curso_de_licenciatura_em_cie.pdf.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36924-
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa em andamento que objetiva analisar os principais fatores que levam os alunos à evasão nos cursos de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade UnB de Planaltina (FUP). A metodologia utilizada possui enfoque na abordagem mista de Creswell (2007), utilizando-se tanto de dados qualitativos como quantitativos. Para feito deste artigo, são trazidos dados que apresentam um panorama da evasão nos cursos, colhidos por meio da análise de relatórios de avaliação institucional e outros documentos da Universidade. Até o momento, a pesquisa aponta elevado índice de evasão, ocorrendo situações em que o número de evadidos supera o de formados. A pesquisa considerou todos os estudantes evadidos entre o intervalo de 2006 a 2017 para o curso integral e de 2008 a 2017 para o curso noturno, em razão deste ter sido criado posteriormente.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherGrupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) da Universidade Federal de Sergipe (UFS)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA evasão universitária : um estudo no curso de licenciatura em ciências naturais da Faculdade UnB de Planaltina - FUPpt_BR
dc.typeTrabalhopt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelo servidor Arilthon Romulo Cavalcante Casimiro, em 14 de fevereiro de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.29380/2019.13.06.07pt_BR
dc.description.abstract1This article presents the results of an ongoing research that aims to analyze the main factors that lead students to avoidance in the undergraduate courses in Natural Sciences of the University of Brasilia, Campus of Planaltina. The methodology used has a focus on the mixed approach of Creswell (2007), using both qualitative and quantitative data. For the purpose of this article, data are presented that present an overview of the evasion in the courses, collected through the analysis of reports of institutional evaluation and other documents of the University. So far, the research indicates a high rate of evasion, occurring situations in which the number of evaded students exceeds the number of graduates. The research considered all the students evaded between the period from 2006 to 2017 for the full course and from 2008 to 2017 for the night course, because it was later created.pt_BR
dc.description.abstract2Este artículo presenta los resultados de una investigación en curso que tiene como objetivo analizar los principales factores que llevan a los estudiantes a evitar los cursos de pregrado en Ciencias Naturales de la Facultad de Planaltina (FUP) de la UnB. La metodología utilizada se centra en el enfoque mixto de Creswell (2007), utilizando datos tanto cualitativos como cuantitativos. A los efectos de este artículo, se presentan datos que presentan una visión general de la evasión en los cursos, recopilados a través del análisis de informes de evaluación institucional y otros documentos de la Universidad. Hasta el momento, la investigación indica una alta tasa de evasión, ocurriendo situaciones en las que el número de evadidos excede el número de graduados. La investigación consideró que todos los estudiantes evadieron entre el período comprendido entre 2006 y 2017 para el curso completo y desde 2008 hasta 2017 para el curso nocturno, ya que se creó más tarde.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos apresentados em evento

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.