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2019_KátiaBalduínodeSouza.pdf3,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorFausto Neto, Tiago Quiroga-
dc.contributor.authorSouza, Kátia Balduíno de-
dc.date.accessioned2020-02-04T11:42:18Z-
dc.date.available2020-02-04T11:42:18Z-
dc.date.issued2020-02-04-
dc.date.submitted2019-07-08-
dc.identifier.citationSOUZA, Kátia Balduíno de. A necessária epistemologia: o problema do objeto e a dispersão teórica do campo comunicacional. 2019. 257 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36782-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractPartindo do duplo pressuposto de Bourdieu (2004) de que as áreas de conhecimento precisam conquistar objetos de estudo próprios para que sejam alçadas à condição de saberes constituídos, assim como de que os conceitos desempenham aí papel central, a presente pesquisa se debruça sobre teses de doutorado defendidas em comunicação, entre 2008 e 2018, com objetivo de observar como vai se dando a conformação prática das teorias nessa etapa particular da produção do conhecimento. A pesquisa empírica foi escolhida como forma de contribuir para a constituição desse campo de estudos, em que se observam em meio a seus principais entraves epistemológicos os altos índices de dispersão teórica. Essa a hipóstese aqui defendida. Utilizando material coletado nos bancos de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), assim como de metodologia híbrida (Moreira, 2002; Goldenberg, 1997), quantitativa e qualitativa, o trabalho realiza análise de conteúdo (Bardin, 1977) em que procura pensar a diferença entre objetos particulares de pesquisa, encontrados nas teses, e a conquista de objeto de estudo da área.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA necessária epistemologia : o problema do objeto e a dispersão teórica do campo comunicacionalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEpistemologiapt_BR
dc.subject.keywordProdução do conhecimentopt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeorias da comunicaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Based on Bourdieu's (2004) double assumption that the knowledge areas need to conquered objects of their own study in order to be elevated to the condition of knowledges, as well as that the concepts play a central role here, this research focuses on doctoral dissertations in communication, between 2008 and 2018, in order to observe how practical theories are being given in this particular stage of knowledge production. The empirical research was chosen as a way of contributing to the constitution of this field of studies, in which one observes as one of its main epistemological obstacles the high indexes of theoretical dispersion. This is the hypothesis advocated here. Therefore, using material collected in the databases of the Coordination of Improvement of Higher Level Personnel (CAPES) and the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), as well as of hybrid, quantitative and qualitative methodology, the work carries out an analysis of content (Bardin, 1977; Bruyne, 1991) in which it tries to think the difference between particular research objects, found in theses, and the achievement of object of study of the area.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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