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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de-
dc.contributor.authorPiantino, Alessandro Campos-
dc.date.accessioned2020-02-03T11:02:25Z-
dc.date.available2020-02-03T11:02:25Z-
dc.date.issued2020-02-03-
dc.date.submitted2019-07-04-
dc.identifier.citationPIANTINO, Alessandro Campos. Língua portuguesa entre o desejo e a profissão: do lugar do sujeito-professor para a escolha do professor-sujeito. 2019. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36770-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa em questão pretendeu investigar o lugar do sujeito-professor, enquanto agente de historicidades, na composição dos fatores de ordem do desejo, os quais justificam a escolha do professor-sujeito em Língua Portuguesa por meio das marcas que emergem da linguagem de quem se inscreve no outro. Para tanto, foram eleitos, como bases preliminares, alguns fundamentos descritos por Freud para o alcance das bases teóricas da psicanálise: repressões do infantil, o inconsciente, a resistência e a vida sexual; bem como análises implicadas ao sujeito e ao desejo que o constitui, por intermédio da figura do infantil em Lajonquière, e da perspectiva da memória educativa em Tanis e Almeida, em alusão ao método de interpretação dos sonhos. A proposta da investigação foi qualitativa, a partir da pesquisa de campo, e teve por instrumento o dispositivo da memória educativa, para a análise da palavra - lugar de busca pela “verdade do sujeito” -, em atenta escuta sensível, por meio da associação livre de palavras, dos sujeitos egressos e futuros egressos do curso de licenciatura em Língua Portuguesa da UnB. A escuta sensível ocorreu por meio da produção da memória educativa em consonância com a entrevista semi-estruturada, de caráter elucidativo dessas narrativas, e analisadas com base na técnica de análise de conteúdo, na perspectiva Bardin, com adaptações, no sentido de encontros com as repetições dos significantes nos registros escritos. Resultando no simbolismo do imago de pai para o retorno do desejo do incesto provocado pelos afetos de amor e ódio, em virtude da perda do objeto de desejo, marcas da constituição do infantil, identificando o lugar de “instância interditora” do sujeito-professor, no que confere ao favorecimento da ligação permanente do desejo inconsciente e da lei, para a escolha dos professores-sujeitos pela Licenciatura em Língua Portuguesa, enquanto objeto faltante: do próprio objeto ou de outro por condensação e deslocamento.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLíngua portuguesa entre o desejo e a profissão : do lugar do sujeito-professor para a escolha do professor-sujeitopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores e alunospt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMemória educativapt_BR
dc.subject.keywordProfessores de línguas - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordLicenciaturapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The research in question intended to investigate the role of the subject-teacher, as an agent of historicities, in related to the factors compositions of desire’s order, in which justifies the teacher- subjects choices in Portuguese through the marks that raise from the language of who inscribes in the other. Therefore, it was elected , as preliminary basis some fundaments described by Freud in order to reach the theorical basis of psychoanalysis: repressions of childhood, the unconsciousness, the sexual life and resistance; as well as the analysis implied to the subject and to the desire that composed it, through the childhood figures in LA Jonquière and from the perspective of educational memory in Tanis and Almeida, in reference to the method of dreams interpretation. The proposal of investigation was qualitative, from the field research, and it had as an instrument the educational memories ‘device to the word analysis place of search for “subject truth”- in an attentions listening, through the free words association , of the egress subject and to the future egresses of the B.Ed.- Bachelor of Education in Portuguese from UnB. The sensitive listening happened through the production of educational memory in related to the interview semi-structured of elucidative character of these narratives and were analyzed in the content technique analysis in the Bardin’s perspective, with adaptations, in sense of meeting with the signifiers’ repetitions in the written records. Resulting in imago’s symbolism of father to the desires’ return in the caused incest provoked by the affections of hate and love, in virtue to the loss of desire object, marks of childhood constitution, identifying the place of “ unmeritorious instance of the subject-teacher in which gives the fostering to the permanent linking of the unconscious desire and of the law to the subject-teachers’ choice by the Bachelor of Education (B.Ed.) in Portuguese, as missing object: of its own object, or from another one by displacement and condensation.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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