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dc.contributor.advisorMaynardes, Ana Cláudia-
dc.contributor.authorOliveira, José Nilson Batista de-
dc.date.accessioned2020-01-30T15:48:54Z-
dc.date.available2020-01-30T15:48:54Z-
dc.date.issued2020-01-30-
dc.date.submitted2019-07-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, José Nilson Batista de. Transformação digital bancária sob a perspectiva do Design de Serviços. 2019. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Design)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36767-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA conectividade digital e a mobilidade dos indivíduos estão contidas na variedade cultural a que a sociedade está imersa. Com o advento das tecnologias digitais, surgiram diferentes maneiras de uso dos serviços e das relações interpessoais. Atualmente, os bancos buscam a transformação digital como estratégia competitiva e de sobrevivência. Em meio a essa estratégia, esta pesquisa teve por objetivos apresentar um estudo acerca das motivações, percepções e uso de tecnologias digitais bancárias para smartphones e descrever as implicações e aplicações da metodologia de pesquisa utilizada, sob a perspectiva do Design de Serviços. Como metodologia de pesquisa, o leitor encontrará um levantamento bibliográfico sobre os conceitos de Cultura Digital, o estado da arte das tecnologias bancárias e o processo de Design de Serviços. Foi demonstrado em que contexto o setor financeiro está, no que diz respeito à transformação digital e ao atendimento às expectativas de seus usuários. A pesquisa de campo foi realizada por meio das técnicas, Grupo Focal, para teste do instrumento de pesquisa e da Re-enactment, que se demonstrou importante para observar o uso do serviço. A análise de conteúdo foi o método utilizado com o suporte do software Maxqda para organização dos achados por meio da frequência em que os conteúdos estiveram presentes nos relatos dos participantes. Os resultados do levantamento teórico apontaram que a cultura digital remonta ao período da Guerra Fria, e na atualidade, foi demonstrado ser importante entender os perfis digitais em uma cultura que, curiosamente, não se iniciou com o advento dos smartphones. Já os resultados da pesquisa de campo demonstraram que os usuários utilizam com maior frequência, no aplicativo bancário escolhido, os serviços como pagamentos e transferências. Além disso, demonstraram a busca pela resolutividade, no sentido de que o serviço possa ser eficiente no cumprimento do que propõe e que atenda as necessidades do usuário no momento em que se tem a certeza que conseguirá atingir aos seus objetivos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTransformação digital bancária sob a perspectiva do Design de Serviçospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia bancáriapt_BR
dc.subject.keywordCultura digitalpt_BR
dc.subject.keywordDesign de serviçospt_BR
dc.subject.keywordResolutividadept_BR
dc.subject.keywordSmartphonept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Digital connectivity and the mobility of individuals are contained in the cultural variety to which society is immersed. With the advent of digital technologies, different ways of using services and interpersonal relationships have emerged. Today, banks are looking for digital transformation as a competitive and survival strategy. This study aimed to present a study about the motivations, perceptions and use of digital banking technologies for smartphones and to describe the implications and applications of the research methodology used from a Service Design perspective. As a research methodology, the reader will find a bibliographic survey about the concepts of Digital Culture, the state of the art of banking technologies and the Service Design process. It has been demonstrated in what context the financial sector is, with regard to digital transformation and meeting the expectations of its users. Field research was carried out using the techniques, Focal Group, to test the research instrument and Re-enactment, which proved to be important to observe the use of the service. The content analysis was the method used with Maxqda software support to organize the findings through the frequency in which the contents were present in the participants' reports. The results of the theoretical survey pointed out that digital culture dates back to the Cold War period, and today it has been shown that it is important to understand the digital profiles in a culture that, curiously, did not begin with the advent of smartphones. Field survey results, on the other hand, have shown that users use services such as payments and transfers more frequently in the chosen banking application. In addition, they have demonstrated a search for resolve, in the sense that the service can be efficient in fulfilling what it proposes and that meets the needs of the user when they are sure that they will achieve their goals.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Design (IdA DIN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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