Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Anjos, Juarez José Tuchinski dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-30T12:53:26Z | - |
dc.date.available | 2020-01-30T12:53:26Z | - |
dc.date.issued | 2017-12 | - |
dc.identifier.citation | ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 24, n. 3, set./dez. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229v24n3p153-163. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4849/4939. Acesso em: 30 jan. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36755 | - |
dc.description.abstract | : O artigo tem por objetivo analisar as narrativas historiográficas produzidas por historiadores paranaenses
entre os anos de 1970 a 2015, na tentativa de compreender como a institucionalização da escola primária, na Província
do Paraná, tem sido explicada e entendida. Identificaram-se duas tendências explicativas: a hegemônica, que tem
enfatizado as limitações da institucionalização da escola, dando amplo destaque à precariedade como categoria
explicativa; e a não hegemônica, que tem procurado, nos últimos anos, relativizar o fator precariedade para destacar as
práticas efetivamente levadas a cabo no bojo do processo de produção e afirmação da escola primária no contexto do
Paraná Provincial. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI) da UFMA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Pontos e contrapontos da historiografia sobre a institucionalização da escola primária na província do Paraná | pt_BR |
dc.title.alternative | Points and counterpoints of the historiography on the institutionalization of primary school in the province of Paraná | pt_BR |
dc.title.alternative | Puntos y contrapuntos de la historiografia acerca de la institucionalización de la escuela primaria en la provincia del Paraná | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Historiografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - história | pt_BR |
dc.subject.keyword | Paraná (Estado) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Século XIX | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY NC ND) - Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229v24n3p153-163 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | : This paper aims at analyzing the historiographical narratives produced by historians from Paraná between the
years 1970 and 2015 in an attempt to understand how the institutionalization of primary school in the Province of Paraná
has been explained and understood. Two explanatory trends were identified: the hegemonic, pointing out the limitations
of the institutionalization of school, with more emphasis on the precariousness as an explanatory category; and the
non-hegemonic, which in recent years has been trying to relativize the precariousness factor in order to emphasize the
practices effectively performed in the scope of the process of production and affirmation of primary school in the context
of the Provincial Paraná. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El artículo tiene como objetivo analizar las narrativas historiográficas producidas por los historiadores
paranaenses entre los años 1970 hasta 2015, en un intento de comprender como la institucionalización de la escuela
primaria, en la provincia de Paraná, ha sido explicada y entendida. Se identificaron dos tendencias explicativas: la
hegemónica, que ha enfatizado las limitaciones de la institucionalización de la escuela, dando un amplio énfasis en la
precariedad como categoría explicativa; y la no hegemónica, que ha buscado en los últimos años, relativizar el factor
precariedade para poner de relieve las prácticas llevadas a cabo realmente en el medio del proceso de producción y la
afirmación de la escuela primaria en el contexto del Paraná Provincial. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|