Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Anjos, Juarez José Tuchinski dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-29T14:48:02Z | - |
dc.date.available | 2020-01-29T14:48:02Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Fontes para uma história da cultura material escolar no império do Brasil no arquivo histórico da Câmara dos Deputados (1826- 1834). Interfaces da Educação, Paranaíba, v.10, n.28, p.58-76, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3894/3018. Acesso em: 29 jan. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36744 | - |
dc.description.abstract | Tomando por objeto de estudo a documentação existente no Arquivo
Histórico da Câmara dos Deputados (Brasília-DF), o artigo tem por objetivo
discutir as possibilidades dessa empiria para a história da cultura material
escolar no Império, entre os anos de 1826 a 1834. Ancora-se na metodologia
da teorização das fontes e nos conceitos de Arquivo e Cultura Material
Escolar. As conclusões apontam que da documentação custodiada no
arquivo analisado, emerge um duplo testemunho para a escrita de uma
história da cultura material escolar no Império: de uma parte, as diferentes
atitudes políticas em torno do provimento e da produção de condições
materiais da escola e da escolarização da infância no país; de outra, sentidos
e significados sobre a história da educação no período da centralização do
ensino elementar, pouco observados até o momento, mas que podem vir ser
melhor evidenciados pelo estudo da cultura material escolar que ali se vinha
produzindo. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Unidade Universitária de Paranaíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Fontes para uma história da cultura material escolar no império do Brasil no arquivo histórico da Câmara dos Deputados (1826- 1834) | pt_BR |
dc.title.alternative | Sources for a history of school material culture in the empire of Brazil in the historical archive of the Chamber of Deputies (1826- 1834) | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquivos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fontes documentais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Século XIX | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY NC) - Os trabalhos na Revista Interfaces da Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Based on existing documents on the Historical Archive of the Chamber of
Deputies (Brasilia-DF), this article aims to discuss the possibilities of this
empiricism for the history of the school material culture in the Empire
between the years 1826 and 1834. It is supported by the methodology of
theorizing of the sources and in the concepts of Archive and School Material
Culture. The conclusions point out that a dual testimony for the writing of a
history of the school material culture in the Empire emerges from the
documents kept in the analyzed archive: on the one hand the different
political attitudes in relation to the provision and production of material
conditions of the school and schooling of childhood in the country; on the
other hand meanings and senses of the history of education in the period of
the centralization of elementary education, not extensively observed until
now, but that may be better evidenced by the study of the school material
culture that had been produced there. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|