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dc.contributor.authorAnjos, Juarez José Tuchinski dos-
dc.date.accessioned2020-01-29T14:48:02Z-
dc.date.available2020-01-29T14:48:02Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Fontes para uma história da cultura material escolar no império do Brasil no arquivo histórico da Câmara dos Deputados (1826- 1834). Interfaces da Educação, Paranaíba, v.10, n.28, p.58-76, 2019. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/3894/3018. Acesso em: 29 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36744-
dc.description.abstractTomando por objeto de estudo a documentação existente no Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados (Brasília-DF), o artigo tem por objetivo discutir as possibilidades dessa empiria para a história da cultura material escolar no Império, entre os anos de 1826 a 1834. Ancora-se na metodologia da teorização das fontes e nos conceitos de Arquivo e Cultura Material Escolar. As conclusões apontam que da documentação custodiada no arquivo analisado, emerge um duplo testemunho para a escrita de uma história da cultura material escolar no Império: de uma parte, as diferentes atitudes políticas em torno do provimento e da produção de condições materiais da escola e da escolarização da infância no país; de outra, sentidos e significados sobre a história da educação no período da centralização do ensino elementar, pouco observados até o momento, mas que podem vir ser melhor evidenciados pelo estudo da cultura material escolar que ali se vinha produzindo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)/Unidade Universitária de Paranaíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFontes para uma história da cultura material escolar no império do Brasil no arquivo histórico da Câmara dos Deputados (1826- 1834)pt_BR
dc.title.alternativeSources for a history of school material culture in the empire of Brazil in the historical archive of the Chamber of Deputies (1826- 1834)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordArquivospt_BR
dc.subject.keywordFontes documentaispt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.subject.keywordSéculo XIXpt_BR
dc.rights.license(CC BY NC) - Os trabalhos na Revista Interfaces da Educação está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.pt_BR
dc.description.abstract1Based on existing documents on the Historical Archive of the Chamber of Deputies (Brasilia-DF), this article aims to discuss the possibilities of this empiricism for the history of the school material culture in the Empire between the years 1826 and 1834. It is supported by the methodology of theorizing of the sources and in the concepts of Archive and School Material Culture. The conclusions point out that a dual testimony for the writing of a history of the school material culture in the Empire emerges from the documents kept in the analyzed archive: on the one hand the different political attitudes in relation to the provision and production of material conditions of the school and schooling of childhood in the country; on the other hand meanings and senses of the history of education in the period of the centralization of elementary education, not extensively observed until now, but that may be better evidenced by the study of the school material culture that had been produced there.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
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