http://repositorio.unb.br/handle/10482/36739
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2019_RhaissaAndrêssaRamosdeSousa.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Desenvolvimento emocional de alunos superdotados : estudo comparativo acerca das sobre-excitabilidades |
Autor(es): | Sousa, Rhaissa Andrêssa Ramos de |
Orientador(es): | Fleith, Denise de Souza |
Assunto: | Superdotados Sobre-excitabilidades Desenvolvimento emocional Superdotação |
Data de publicação: | 28-Jan-2020 |
Data de defesa: | 19-Jun-2019 |
Referência: | SOUSA, Rhaissa Andrêssa Ramos de. Desenvolvimento emocional de alunos superdotados: estudo comparativo acerca das sobre-excitabilidades. 2019. xvi, 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | O desenvolvimento emocional de pessoas superdotadas vem, cada dia mais, despertando o interesse de pesquisadores e educadores. As sobre-excitabilidades, construto da Teoria da Desintegração Positiva, definidas como hipersensibilidade ou intensidades na forma de vivenciar a vida, têm sido utilizadas para caracterizar, do ponto de vista socioemocional, indivíduos com potencial superior. Apesar de a literatura ratificar a associação entre sobre-excitabilidades e superdotação, bem como seu reflexo no contexto escolar e familiar, observa-se que a avaliação de tais intensidades não vem sendo contemplada no processo de identificação e promoção das altas habilidades, uma vez que a relação entre a área de domínio do talento e os padrões de sobre-excitabilidades é pouco conhecida. Deste modo, o presente estudo teve como objetivo comparar estudantes com talento acadêmico, com talento artístico e de salas de aula regulares (não superdotados) em relação às sobre-excitabilidades, assim como investigar a percepção de professores de um atendimento educacional especializado a alunos com altas habilidades/superdotação acerca do desenvolvimento emocional de seus estudantes. A amostra foi constituída por 150 alunos, sendo 52 com talento acadêmico, 47 com talento artístico e 51 de salas regulares, além de seis professores. Aos estudantes foram aplicados um questionário de caracterização dos participantes e a Escala de Sobre-excitabilidades. Também realizou-se uma entrevista semiestruturada com os professores. Os dados quantitativos provenientes da escala foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Os relatos obtidos a partir das entrevistas foram tratados mediante análise de conteúdo na perspectiva de Bardin. Os resultados sugeriram relação entre a área de domínio do talento e os padrões de sobre-excitabilidades. Alunos com talento acadêmico apresentaram médias superiores nos padrões de sobre-excitabilidade intelectual e imaginativa quando comparados aos alunos das salas regulares. Já os alunos com talento artístico destacaram-se no padrão de sobre-excitabilidade imaginativa em comparação aos alunos não superdotados. Diferenças significativas entre os grupos de alunos talentosos somente foram identificadas nas sobre-excitabilidades psicomotoras, na qual superdotados acadêmicos apresentaram médias superiores. Em relação ao gênero, mulheres superdotadas obtiveram pontuações mais altas no padrão de sobre-excitabilidade emocional comparativamente aos homens talentosos. No que diz respeito aos resultados das entrevistas com os professores, de maneira geral, as características emocionais dos superdotados foram associadas a transtornos e fragilidades psicológicas, refletindo nas atividades de sala de aula. Os docentes relataram ainda que esses estudantes possuem uma visão de mundo diferenciada daquela dos alunos provenientes das salas regulares, destacando a importância da dimensão emocional no desenvolvimento desse público. Contudo, apontaram uma lacuna na formação em relação a esse aspecto, ao mesmo tempo em que ressaltaram a necessidade de o psicólogo escolar ter uma atuação mais efetiva na mediação do desenvolvimento emocional do aluno superdotado. Nessa direção, sugere-se: (a) implementação de programas de formação de professores e psicólogos escolares acerca das sobre-excitabilidades em alunos superdotados; (b) utilização de instrumentos que examinem as sobre-excitabilidades na identificação e promoção do talento; (c) construção de estratégias educacionais que recorram às sobre-excitabilidades como instrumento facilitador do processo de aprendizagem, assim como dos relacionamentos sociais estabelecidos na escola; (d) realização de encontros psicoeducativos aliados a rodas de conversas para familiares com o intuito de difundir informações sobre a temática. |
Abstract: | The emotional development of gifted people comes, every day, arousing the interest of researchers and educators. Overexcitabilities, a construct of the Positive Disintegration Theory, defined as hypersensitivity or intensities in the way of experiencing life, have been used to characterize, from the socio-emotional point of view, individuals with a higher potential. Although the literature ratifies the association between overexcitability and giftedness, as well as its reflection in the school and family context, it is noticed that the evaluation of such intensities is not contemplated in the process of identification and promotion of high abilities, since the relationship between the area of talent domain and the patterns of overexcitability is little known. Thus, the present study aimed to compare students with academic talent, artistic talent, and from regular classrooms (non-gifted students) in relation to overexcitabilities, as well as investigate the perception of teachers of a specialized educational service to students with high abilities/giftedness about the emotional development of their students. The sample consisted of 150 students, 52 with academic talent, 47 with artistic talent and 51 from regular classrooms, as well as six teachers. A socio-demographic questionnaire and the Overexcitabilities Scale were administered to the students. A semi-structured interview was conducted with the teachers. Quantitative data from the scale were analyzed using descriptive and inferential statistics. The reports obtained from the interviews were treated through content analysis from Bardin’s perspective. The results suggested a relationship between the domain of talent and the patterns of overexcitability. Students with academic talent presented higher means in the patterns of intellectual and imaginative overexcitability when compared to students from regular classrooms. The students with artistic talent stood out in the pattern of imaginative overexcitability in comparison to the non-gifted students. Significant differences among the groups of talented students were only identified in the psychomotor overexcitabilities, in which, gifted students presented higher mean. Regarding gender, gifted women scored higher on the pattern of emotional overexcitability compared to gifted men. Regarding the results of the interviews with the teachers, in general, the emotional characteristics of the gifted were associated with disorders and psychological fragilities, reflected in the activities of the classroom. Teachers also reported that these students have a differentiated world view of students coming from regular classrooms, highlighting the importance of the emotional dimension in the development of this audience. However, they pointed to a lack of training in this aspect, while emphasizing the need for the school psychologist to have a more effective role in mediating the emotional development of the gifted student. In this direction, it can be suggested: (a) implementation of professional development programs for school teachers and psychologists regarding overexcitability in gifted students; (b) the use of instruments that examine overexcitability in the identification and promotion of talent; (c) construction of educational strategies that use overexcitabilities as a facilitator of the learning process, as well as of the established social relationships in the school; (d) conducting psychoeducational meetings for family members, with the purpose of disseminating information on the theme. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde |
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Agência financiadora: | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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