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2019_MichellePereiraSoares.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Ormezinda Maria-
dc.contributor.authorSoares, Michelle Pereira-
dc.date.accessioned2020-01-28T15:19:02Z-
dc.date.available2020-01-28T15:19:02Z-
dc.date.issued2020-01-28-
dc.date.submitted2019-07-05-
dc.identifier.citationSOARES, Michelle Pereira. Letramento em pesquisa: o papel da biblioteca na (in)formação do jovem pesquisador. 2019. 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36738-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNeste estudo, busca-se compreender o processo de letramento informacional no ensino médio, a partir da construção de pesquisas escolares que possam aproximar biblioteca e estudantes. O letramento e as habilidades de leitura e escrita são temas recorrentes que visam responder às pesquisas dessa natureza e às atuações de leitura no contexto educacional. Assim, para tratar dos conceitos de letramento e letramento informacional, postulado básico que orienta este trabalho, são utilizadas as reflexões dos seguintes autores, Soares (2004, 2008, 2009, 2010), Street (1984), Kleiman (1995, 2004), Bakhtin (1995), Gasque (2010, 2012), Campello (2003,2009, 2010) e Kuhlthau (1999). A escolha teórico-metodológica para coleta e tratamento dos dados dá-se na perspectiva de uma abordagem, que conjuga a pesquisa qualitativa com a quantitativa, no intuito de atender ao objetivo geral que é compreender o processo de letramento informacional no ensino médio, a partir da construção de iniciação científica que possam aproximar biblioteca e estudantes. Os objetivos específicos são realizar atividade de iniciação científica mostrando as metodologias existentes; apresentar recursos de pesquisa informacionais que possam contribuir na coleta da informação; planejar, com os professores, atividades que se aproximem das atividades ofertadas pela biblioteca em seus planos de aula; compor vídeo que permita ao aluno conhecer a Biblioteca da Universidade de Brasília. Na metodologia, foi realizado primeiramente um pré-teste, para verificar o conhecimento prévio dos estudantes acerca do assunto abordado. Os alunos responderão a um questionário na primeira aula ministrada pela pesquisadora. Sendo um passo importante, pois no segundo momento de intervenção, as questões levantadas já terão sido vistas na prática docente por meio de exposição dialogada. Para exercer a prática social, escolheu-se a Biblioteca Central da Universidade de Brasília com propósito de atender a comunidade acadêmica. A BCE dispõe de diversos serviços, com o intuito de levar o letramento informacional também aos usuários externos à universidade, como é o caso de estudantes de escolas públicas, que vivenciam essa proximidade por meio das visitas orientadas. Neste estudo, temos como resultado a resposta ao objetivo geral, identificando possíveis carências relacionadas às técnicas de pesquisa com discentes do ensino médio.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLetramento em pesquisa : o papel da biblioteca na (in)formação do jovem pesquisadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramento informacionalpt_BR
dc.subject.keywordBibliotecas escolarespt_BR
dc.subject.keywordIniciação científicapt_BR
dc.subject.keywordPesquisa científicapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study try to understand the process of information literacy in high school, from the construction of school surveys that can approach the library and students. Literacy and reading and writing skills are recurrent themes that aim to respond to research of this nature and reading performances in the educational context. Thus, to address the concepts of information literacy and basic information, the basic postulate that guides this work, we use the reflections of the following authors, Soares (2004, 2008, 2009, 2010), Street (1984), Kleiman (1995, 2004), Bakhtin (1995), Gasque (2010, 2012), Campello (2003,2009, 2010) and Kuhlthau (1999). The theoretical-methodological choice for data collection and treatment is based on the perspective of an approach that combines qualitative and quantitative research in order to meet the general objective of understanding the process of information literacy in high school, from of scientific initiation building that can approach library and students. The specific objectives are to carry out scientific initiation activity showing the existing methodologies; present informational research resources that may contribute to the collection of information; plan with teachers activities that approach the activities offered by the library in their lesson plans; compose video that allows the student to know the Library of the University of Brasilia. In the methodology will be carried out first a pre-test, to verify the previous knowledge of the students about the subject addressed. The students will respond to a questionnaire in the first lecture given by the researcher. Being an important step, because in the second moment of intervention, the issues raised will already have been seen in the teaching practice through a dialogued exposition. In order to carry out the social practice, the Central Library of the University of Brasília (BCE) was chosen to serve the academic community. The BCE has several services in order to bring information literacy to users outside the university, as is the case of public school students, who experience this proximity through guided visits. In this study it is expected as a result the answer to the general objective, identifying possible needs related to the research techniques with high school students.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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