http://repositorio.unb.br/handle/10482/36670
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Título: | Quando camponeses entram em cena : trabalho teatral do MST e a interface com a linguagem audiovisual |
Outros títulos: | Quand les paysans entrent en scène : travail théâtral MST et interface avec le langage audiovisuel When peasants enter the scene : Brazil’s landless rural workers movement (MST) theatrical work and the interface with audiovisual language |
Autor(es): | Villas Bôas, Rafael Litvin Gonçalves, Felipe Canova |
ORCID: | http://orcid.org/0000-0003-1814-710X http://orcid.org/0000-0003-0752-5275 |
Assunto: | Representação teatral Gravações de vídeo Reforma agrária Camponeses |
Data de publicação: | 2019 |
Editora: | Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Referência: | VILLAS BÔAS, Rafael Litvin; CANOVA, Felipe. Quando camponeses entram em cena: trabalho teatral do MST e a interface com a linguagem audiovisual. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 9, n. 4, e91022, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266091022. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602019000400205. Acesso em: 16 abr. 2020.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________ VILLAS BÔAS, Rafael Litvin; CANOVA, Felipe. When peasants enter the scene : Brazil’s landless rural workers movement (MST) theatrical work and the interface with audiovisual language. Revista Brasileira de Estudos da Presença. v. 9, n. 4, e91022, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266091022. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602019000400205. Acesso em: 16 abr. 2020. |
Resumo: | Neste artigo é analisada a presença dos camponeses no teatro brasileiro, em perspectiva histórica desde os anos pré-golpe de 1964 até o período recente, no qual as conexões foram estabelecidas entre movimentos sociais como o MST e coletivos de teatro político e vídeo popular. São objeto de análise do trabalho as relações do MST com esses coletivos e os lugares que a linguagem teatral passou a ocupar no MST, bem como as influências de diversas formas teatrais e a relação dessa linguagem com o audiovisual. A pesquisa procura destacar que a relação mediada pela socialização dos meios de produção artísticos é capaz de recolocar os termos do debate entre tema e forma: se a terra pode ser de todos, a arte também é um elemento inerente à condição humana, e não apenas relegado aos que se especializaram no ofício. |
Abstract: | Cet article analyse la présence de paysans sur le théâtre brésilien, dans une perspective historique allant des années précédant le coup d’État de 1964 jusqu’à la période récente, au cours desquelles des liens ont été établis entre des mouvements sociaux tels que le MST et le théâtre politique et des collectifs de vidéos populaires. L’objet de l’analyse du travail est la relation MST avec ces collectifs et les places que le langage théâtral a fini par occuper dans le MST, ainsi que les influences de différentes formes théâtrales et la relation de ce langage avec l’audiovisuel. La recherche cherche à souligner que la relation médiatisée par la socialisation des moyens de production artistiques peut remplacer les termes du débat entre thème et forme: si la terre peut appartenir à tout le monde, l’art est aussi un élément inhérent de la condition humaine, et pas seulement relégué à ceux qui sont spécialisés dans le métier. |
Resumen: | In this article it is analyzed the presence of peasants in the Brazilian theater, in a historical perspective from the pre-coup of 1964 until the recent period, in which connections were established between social movements like MST and political theater collectives and grassroots video. It is object of analysis in this paper the MST relations with these collectives and the places that the theatrical language started to occupy on MST, as well as the influences of several theatrical forms and the relation of this language with the audiovisual. The research seeks to highlight that the relation mediated by the socialization of the artistic means of production can replace the terms of the debate between theme and form: if the land can belong to everyone, art is also an inherent element of the human condition, not only relegated to those who specialized in the craft. |
Licença: | Este é um artigo de acesso aberto distribuído sob os termos de uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Disponível em: <http://creative commons.org/licenses/by/4.0>. |
DOI: | https://doi.org/10.1590/2237-266091022 |
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