Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Leandro-França, Cristineide | pt_BR |
dc.contributor.author | Murta, Sheila Giardini | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T10:30:18Z | - |
dc.date.available | 2020-01-24T10:30:18Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.citation | LEANDRO-FRANCA, Cristineide; MURTA, Sheila Giardini. Evidências de Eficácia de Programas de Educação para Aposentadoria: Um Estudo Experimental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 35, e35422, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722019000100522. Acesso em: 23 jan. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36328 | - |
dc.description.abstract | O estudo avalia a eficácia de três programas de educação para aposentadoria, longo, breve e testemunho, utilizando um design experimental, com grupo controle e follow-up de seis meses, em amostra de servidores públicos (N=30). Utilizaram-se escalas de mudança em comportamentos de planejamento para aposentadoria, bem-estar subjetivo, perspectiva de tempo futuro e questionário de satisfação. Dados foram analisados por estatística descritiva, não paramétrica e análise de conteúdo. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Análises de tamanho de efeito revelaram efeitos positivos da intervenção longa em perspectiva de tempo futuro e satisfação com a vida, bem como efeitos positivos do grupo controle em investimento ocupacional-social, autonomia e bem-estar. Constata-se que as evidências são inconclusivas acerca da eficácia das intervenções. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Evidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimental | pt_BR |
dc.title.alternative | Evidence of efficacy of retirement education programs : an experimental study | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aposentadoria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Intervenção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eficácia | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) | - |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study evaluates the efficacy of three retirement education programs, long, brief and testimony, using an experimental design with a control group and six month follow-up in a sample of public servants (N = 30). We used the scale for behavioral change in retirement planning, subjective well-being and future time perspective and satisfaction questionnaire. Data were analyzed by descriptive, nonparametric statistics and content analysis. There were no statistically significant differences between groups. Effect size analyzes revealed positive effects of long intervention in future time perspective and life satisfaction, as well as positive effects of the control group on occupational-social investment, autonomy and well-being. The evidences are inconclusive about interventions efficacy. | - |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0003-1810-3924 | - |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|