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dc.contributor.authorLeandro-França, Cristineidept_BR
dc.contributor.authorMurta, Sheila Giardinipt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T10:30:18Z-
dc.date.available2020-01-24T10:30:18Z-
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.citationLEANDRO-FRANCA, Cristineide; MURTA, Sheila Giardini. Evidências de Eficácia de Programas de Educação para Aposentadoria: Um Estudo Experimental. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 35, e35422, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e35422. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722019000100522. Acesso em: 23 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36328-
dc.description.abstractO estudo avalia a eficácia de três programas de educação para aposentadoria, longo, breve e testemunho, utilizando um design experimental, com grupo controle e follow-up de seis meses, em amostra de servidores públicos (N=30). Utilizaram-se escalas de mudança em comportamentos de planejamento para aposentadoria, bem-estar subjetivo, perspectiva de tempo futuro e questionário de satisfação. Dados foram analisados por estatística descritiva, não paramétrica e análise de conteúdo. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos. Análises de tamanho de efeito revelaram efeitos positivos da intervenção longa em perspectiva de tempo futuro e satisfação com a vida, bem como efeitos positivos do grupo controle em investimento ocupacional-social, autonomia e bem-estar. Constata-se que as evidências são inconclusivas acerca da eficácia das intervenções.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEvidências de eficácia de programas de educação para aposentadoria : um estudo experimentalpt_BR
dc.title.alternativeEvidence of efficacy of retirement education programs : an experimental study-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAposentadoriapt_BR
dc.subject.keywordIntervençãopt_BR
dc.subject.keywordEficáciapt_BR
dc.rights.license(CC BY)-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/0102.3772e35422pt_BR
dc.description.abstract1This study evaluates the efficacy of three retirement education programs, long, brief and testimony, using an experimental design with a control group and six month follow-up in a sample of public servants (N = 30). We used the scale for behavioral change in retirement planning, subjective well-being and future time perspective and satisfaction questionnaire. Data were analyzed by descriptive, nonparametric statistics and content analysis. There were no statistically significant differences between groups. Effect size analyzes revealed positive effects of long intervention in future time perspective and life satisfaction, as well as positive effects of the control group on occupational-social investment, autonomy and well-being. The evidences are inconclusive about interventions efficacy.-
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-1810-3924-
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