Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Gonçalves, Augusto Charan Alves Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.author | Pederiva, Patrícia Lima Martins | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T10:30:09Z | - |
dc.date.available | 2020-01-24T10:30:09Z | - |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Augusto Charan Alves Barbosa; PEDERIVA, Patrícia Lima Martins. A unidade educação-música: educação musical na teoria histórico-cultural. Cadernos CEDES, Campinas, v. 39, n. 107, p. 19-30, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622019000100019. Acesso em: 23 jan. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/36290 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo é uma pequena síntese de uma Tese de Doutorado que teve como objetivo geral materializar uma educação musical baseada nos princípios extraídos da teoria histórico-cultural de Vygotsky de perspectiva marxista e spinozista, auxiliando a conceber a música como atividade educativa calcada na unidade educação-música voltada para a educação do desenvolvimento da musicalidade das pessoas. Nesse sentido, demonstraremos ao longo deste texto alguns fundamentos da teoria histórico-cultural que se tornaram necessários para a defesa de outro modo possível de educação musical. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Estudos Educação e Sociedade | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A unidade educação-música : educação musical na teoria histórico-cultural | pt_BR |
dc.title.alternative | The education-music unity : music education in cultural-historical theory | - |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria histórico-cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vigotsky, Lev Semenovich, 1896-1934 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Spinoza, Benedictus de, 1632-1677 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marx, Karl, 1818-1883 | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY-NC) - © 2019 Centro de Estudos Educação e Sociedade – CEDES Este é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos de licença Creative Commons. | - |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/cc0101-32622019213127 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present article is a small synthesis of a Doctoral Thesis whose general objective was to materialize a musical education based on the principles extracted from Vygotsky’s cultural-historical theory of a Marxist and Spinozist perspective, helping to conceive music as an educational activity based on the education-music unity, aimed at the education of developing people’s musicality. In this sense, we will demonstrate throughout this text some fundamentals of the cultural-historical Theory that became necessary for the defense of another possible way of music education. | - |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0003-2336-7684 | - |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0003-4434-6671 | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|