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Título: Avaliação formativa em Matemática no contexto de jogos : a interação entre pares, a autorregulação das aprendizagens e a construção de conceitos
Autor(es): Souza, Meire Nadja Meira de
Orientador(es): Moreira, Geraldo Eustáquio
Assunto: Matemática - estudo e ensino
Matemática (Ensino fundamental)
Jogos educativos - matemática
Jogos educativos
Data de publicação: 9-Jan-2020
Referência: SOUZA, Meire Nadja Meira de. Avaliação formativa em Matemática no contexto de jogos: a interação entre pares, a autorregulação das aprendizagens e a construção de conceitos. 2019. 195 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo é fruto de muitos questionamentos e inquietações que surgiram ao longo da minha vida pessoal e profissional acerca da manutenção de modelos avaliativos quantificadores e tradicionais bem como da diminuição do brincar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com o objetivo central de analisar o potencial do jogo como procedimento de avaliação formativa, lanço-me nessa investigação apoiada na seguinte questão: Como tornar o jogo um procedimento avaliativo que promova as aprendizagens matemáticas relativas ao campo multiplicativo numa turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública do Distrito Federal? Para investigar a problemática, a partir de uma abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de caso com seis estudantes. A pesquisa ocorreu em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ceilândia – DF, onde, para a construção dos dados, foi efetivada a observação participante, a aplicação de jogos e a entrevista semiestruturada com a professora regente. O estudo buscou colocar os estudantes como protagonistas de sua própria aprendizagem, considerando que a Matemática está presente em inúmeras atividades de seu cotidiano. Estabelecemos um processo de reflexão-ação-reflexão constante no tocante às aprendizagens dos estudantes, da professora e da pesquisadora, o que exigiu reavaliação e modificações no planejamento, bem como na intencionalidade das ações. O aporte teórico favoreceu o pensar sobre a importância do jogo na construção do conhecimento matemático e a considerar a prática do feedback, pelo docente e por pares, como importante instrumento de ativação dos processos cognitivos e metacognitivos. Os resultados apontaram para a mudança de concepção das crianças e da professora em relação ao erro, possibilitando que fosse aceito de forma natural, sendo investigado pelas próprias crianças, num exercício de autorregulação. Outrossim, o jogo favoreceu a prática reflexiva e a participação crítica como norteadoras da aprendizagem matemática. Ainda há muito que se pesquisar sobre esse tema e, por isso, essa investigação é finalizada com a proposta de possibilidades de continuidade para esse trabalho como a ampliação do universo de crianças investigadas.
Abstract: The present study is a result of several questionings and fretting that occurred throughout my personal and professional life about the maintenance of traditional quantifying evaluating models as well as the decline of children’s playtime in the early stages of elementary school. With the main goal of analysing a game’s potential as a formative evaluation method, I start my investigation based on the question of how to turn a game into an evaluation method that promotes mathematical learnings in the multiplication field in a third-year classroom of a public school in Brazil’s Federal District? To investigate this issue in a qualitative approach, a study was conducted upon six students. The research occurred in a third year class in a public school of Ceilândia - DF, where, for data building, it was included the participant’s observations, the game’s applications and a semi-structured interview with the lead teacher. The study sought to put the students as main characters of their own learning, considering how math is omnipresent in their daily routines. A constant reflexion-act-reflexion process was established by us in what surrounds student learnings, teacher and researcher, which demanded reevaluations and modifications in the plannings, and also in the action’s intents. The theoretical contributions favored thinking over the importance of the game in building mathematical knowledge and considering feedback practice, by the teacher and in pairs, as an important tool of activation of cognitive and metacognitive processes. The results pointed towards the changes in children and teachers’ conceptions regarding mistakes and errors, making them being naturally accepted, being investigated by the children themselves, in a self-regulation exercise. Likewise, the game favored reflexive practice and critical participation as guiding for mathematical learning. There is still much to learn from this theme and, because of that, this research is ended with a proposal of continuing this work as the growth of the universe of children investigated.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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