Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Cyntrão, Sylvia Helena | - |
dc.date.accessioned | 2010-02-11T12:23:50Z | - |
dc.date.available | 2010-02-11T12:23:50Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | CYNTRÃO, Sylvia Helena. Literatura e canção brasileira contemporânea: a ressemiotização do ideário nacionalista. Cerrados: revista do curso de pós-graduação em literatura, Brasília, n. 22, p. 217-232, 2006. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/3610 | - |
dc.description.abstract | Definida como uma forma de cultura que amplia a compreensão da contemporaneidade e dos signos da mundialização nos processos de construcao da nacionalidade brasileira, a canção popular apresenta-se como um sistema de significações para o qual convergem e de onde partem os sentidos sociologicos e culturais lato sensu de um modo de vida urbano geracional. A andlise estetica das letras compostas por icones da cancao brasileira das decadas de 1970/80, e do inicio da decada de 1990, incorpora tais informações simbólicas presentes nos signos, com o intuito de nelas ressaltar a presença e a recorrencia de um idedrio mitopoetico socialmente tematizado, que e ressignificado em centros geogrdficos diversificados.Tal diversidade sera produto da dissondncia das experiencias do sujeito contempordneo. O rap, o movimento Mangue Beat de Chico Science, ofunk e tantasformas diferenciadas de expressdo musical sao seus parceiros. Esse conjunto plural e solidario a um fenômeno cultural chamado "dissemiNação"-vocdbulo cunhado por Homi Bhabha- que e o processo de estilhaçamento da Nação, fazendo-a multipla, com variados centros. Vista em perspectiva historica, como acumulo do processo disseminativo dos ultimos 40 anos, a cancao hoje aparece como um espaqo de desconstrução de um conceito de nacao unitária. A consciencia dessa voz disseminadora e a grande novidade da canção. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | Defined as one culture form that extends the understanding of the contemporary signs of the globalization of the Brazilian nationality, the popular song is presented as a system of meanings to which they converge and of where they break the sociological and cultural directions in a way of geracional urban life. The diversity of manifestations will be product of the experiences of the contemporary subjects. This plural set is solidary to a cultural phenomenon call "dissemination" by Homi Bhabha, that is the process of shattering of the Nation, making it multiple, with varied centers. Historical perspective sight, the song today appears as a space of desconstruction of a single nation concept. The conscience of this disseminating voice is the great newness of the song. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Literatura e canção brasileira contemporânea : a ressemiotização do ideário nacionalista | en |
dc.type | Artigo | en |
dc.description2 | Comunicação apresentada em 17 e julho de 2006, no 52°. Congresso Internacional de Americanistas , na Universidade de Sevilha, Espanha, com o apoio da Fundação de Empreendimentos Científicos e tecnologicos - FINATEC. | en |
dc.subject.keyword | Poesia contemporânea | en |
dc.subject.keyword | Canção | en |
dc.subject.keyword | Cultura nacional | en |
dc.subject.keyword | Canção popular | en |
dc.location.country | BRA | en |
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