Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/36044
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_RicardoCarvalhoPinto.pdf2,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRispoli, Vinicius de Carvalho-
dc.contributor.authorPinto, Ricardo Carvalho-
dc.date.accessioned2019-12-27T21:44:19Z-
dc.date.available2019-12-27T21:44:19Z-
dc.date.issued2019-12-27-
dc.date.submitted2019-05-31-
dc.identifier.citationPINTO, Ricardo Carvalho. Os problemas na educação Matemática e a Astronomia como ferramenta motivacional. 2019. xiii, 93 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/36044-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019.pt_BR
dc.description.abstractNesse trabalho, os problemas na educação nos diversos segmentos da comunidade escolar são evidenciados. Particularmente, os preocupantes resultados de matemática nos exames do Saeb (Sistema de Avaliação Básica da Educação) e do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) demonstram a necessidade de novas abordagens nas estratégias educacionais. Para despertar nos alunos o prazer pela aprendizagem da matemática, a motiva#ção se mostra fundamental como estrat#egia a ser adotada pelo professor. Para dar suporte a motivação, a proposta de se usar a astronomia é considerada satisfatória, não somente pelo seu estreito vínculo com a matemática, mas também por ser um assunto que sempre despertou curiosidade no ser humano. Com o objetivo de estabelecer um comparativo entre uma aula usando a astronomia como ferramenta motivacional no ensino da matemática e uma aula tradicional, duas escolas da rede pública do Guará no Distrito Federal foram escolhidas para essa pesquisa realizada em turmas do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. As aulas ministradas com astronomia demonstraram um maior envolvimento dos alunos nas atividades propostas em sala de aula, obtendo-se resultados superiores nas avaliações em detrimento da aula tradicional.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs problemas na educação Matemática e a Astronomia como ferramenta motivacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.keywordAstronomia - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In this paper, educational problems present in different segments of the school environment are exposed. The worrying results concerning the Mathematics discipline in the Saeb (Basic Evaluation System of Education) and Pisa (International Program of Students Evaluations) exams, particularly, signalize the necessity of new educational strategies. In order to raise pleasure in students while learning Mathematics, motivation proves to be essential as strategy to be used by the instructor. To offer support to motivation, the proposal of using Astronomy is considered satisfactory not only due to its connection to Mathematics, but also because it is an area that has always raised curiosity among human beings. Having the aim of establishing a comparative study between a class that uses Astronomy as a motivational tool in Mathematics teaching and a traditional one, two public schools of Guará in Distrito Federal were chosen for this research conducted among classes between sixth and ninth years of Junior High. Classes taught with the help of elements from Astronomy showed to raise more student's involvement in activities, with better results being obtained in evaluations.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Matemática (IE MAT)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.