http://repositorio.unb.br/handle/10482/36027
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_JulianaPereiraSalesCaetano.pdf | 9,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Performances de arte em museus brasileiros : documentação, preservação e reapresentação |
Autor(es): | Caetano, Juliana Pereira Sales |
Orientador(es): | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
Assunto: | Museus de arte Documentação museológica Performance (Arte) - registro Arte contemporânea |
Data de publicação: | 27-Dez-2019 |
Data de defesa: | 26-Fev-2019 |
Referência: | CAETANO, Juliana Pereira Sales. Performances de arte em museus brasileiros: documentação, preservação e reapresentação. 2019. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | Desde a virada do milênio, museus de arte têm se deparado com um desafio: a assimilação de performances de arte contemporânea em acervos museológicos. Por sua natureza efêmera, intangível e relacional, essas obras demandam das instituições novas práticas museológicas. A documentação tem sido considerada a melhor alternativa para possibilitar às futuras gerações o acesso a essa categoria artística, seja como representação da performance ou para a reativação enquanto presença. Em vista disso, a presente dissertação tem como objetivo destacar possibilidades metodológicas de elaboração da documentação museológica para a viabilização das práticas de preservação, pesquisa e comunicação de acervos de performances vinculadas às artes visuais, em especial, à arte contemporânea. Para embasar o debate, realizamos um mapeamento em onze museus de arte brasileiros que possuem performances e obras similares como acervo museológico. Dentre esses, elencamos três museus de arte públicos em diferentes regiões do país, que detêm obras classificadas como “performance”: Pinacoteca do Estado de São Paulo (PINA), Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e o Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM). Nosso intuito com esse recorte, foi compreender e refletir como essas instituições têm assimilado, documentado e reexibido (ou não) tais coleções. Antes de expormos essa análise, apresentaremos as principais tensões e nuances que perpassam a relação entre performances e documentação. E, ao final do estudo, evidenciaremos, por meio de um levantamento bibliográfico, projetos e metodologias que têm sido desenvolvidos por museus do exterior, teóricos e especialistas do campo em relação às possibilidades de documentação para preservação e reexibição dessas coleções. Não há o intuito de expor um modelo a ser seguido ou uma solução para a questão, mas apontar, sobretudo, possibilidades. Os procedimentos metodológicos incluíram: revisão de literatura recente sobre os museus de arte, performances e documentação de performances; análise documental; e entrevistas com as instituições e artistas. |
Abstract: | Since the turn of the millennium, art museums have faced a relevant challenge: how to assimilate/incorporate contemporary art performances in their museological collections. As they are ephemeral, unique and relational, these works cannot be recorded by using conventional museological practices, which requires new recording methodologies. Recording its performance has been considered the best alternative to grant access to those artistic forms for future generations, either aiming its future performative representation or reactivation. Therefore, this dissertation aims to highlight current methodological possibilities for the elaboration of museological records in order to facilitate good practices related to preservation, research and communication of performative collections on visual arts, especially contemporary art. To support this discussion, we have identified eleven Brazilian art museums with performative artistic forms and similar works considered as part of their museum collection. Among these, we have chosen three public art museums in different regions of the country, which works are classified as “perfomative”: Pinacoteca of the State of São Paulo (PINA), Rio Grande do Sul Museum of Art (MARGS) and Aloisio Magalhães Modern Art Museum (MAMAM). By selecting them, our purpose was to understand and reflect on how these institutions have assimilated, recorded, and reactivated (or not) such collections. Before starting this analysis, we will present the main tensions and nuances inside the relation between performances and documentation. Finally, we will show, through a bibliographical survey, projects and methodologies, developed by foreign museums, theorists and specialists, regarding modern possibilities of documentation for collection’s future preservation and reactivation. Not with the aim of establishing a model to be followed or a final solution to this question, we want to present possibilities. The methodological procedures includes: reviewing recent literature on art museums, performances and documentation of performances; and documentary analysis and interviews with institutions and artists. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2019. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.