http://repositorio.unb.br/handle/10482/35983
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2019_AdryanaKleydeHenriqueSalesBatista.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Currículo funcional : atendimento aos estudantes com surdocegueira |
Auteur(s): | Batista, Adryana Kleyde Henrique Sales |
Orientador(es):: | Borges, Lívia Freitas Fonseca |
Assunto:: | Estudantes com deficiência Currículo educacional Currículo funcional |
Date de publication: | 17-déc-2019 |
Data de defesa:: | 31-mai-2019 |
Référence bibliographique: | BATISTA, Adryana Kleyde Henrique Sales. Currículo funcional: atendimento aos estudantes com surdocegueira. 2019. 109 f. il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Résumé: | O presente estudo integra-se ao Grupo de Pesquisa “Currículo: concepções teóricas e práticas educativas”, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, sob orientação da Prof.ª Dra. Lívia Freitas Fonseca Borges, teve o objetivo de identificar como o Currículo Funcional pode contribuir no atendimento aos estudantes surdocegos inclusos nas classes regulares das escolas públicas do Distrito Federal. Em geral, os estudantes com surdocegueira, devido às necessidades individuais bastante peculiares, necessitam de recursos e metodologias que atendam suas especificidades, para que habilidades sejam desenvolvidas. Sabe-se que, quanto mais grave a deficiência, maior o desafio educacional e, assim, mais abrangente deve ser o currículo. Além disso, com ênfase na inclusão, é imperativo que os currículos atendam às necessidades dos alunos com deficiência. Para atender os estudantes com deficiência, pode-se utilizar o Currículo Funcional Natural – uma abordagem de ensino que visa à melhoria da qualidade de vida diária, promove a independência e a autonomia e facilita o desenvolvimento de habilidades básicas e essenciais à participação em toda variedade de situações e contextos da vida. Logo, trabalhar com a funcionalidade do currículo implica desenvolver o currículo comum em seus aspectos eminentemente práticos a partir de fundamentos teóricos, contribuindo para a aprendizagem e a autonomia de estudantes que necessitam de apoio individualizado. Assim, esta pesquisa, predominantemente qualitativa, tendo o estudo de caso como método de pesquisa, contou com a participação de sete professoras na função de guia-intérprete, que atuam ou já atuaram acompanhando estudantes surdocegos matriculados nas classes regulares das escolas públicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A construção dos dados foi realizada no período de fevereiro a dezembro de 2018 e contou com a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas como procedimentos/instrumentos metodológicos. Os dados apresentados nos documentos oficiais do Ministério da Educação e da SEEDF mostram que, apesar de o Currículo Funcional estar prescrito, ele não pode ser desenvolvido para alunos deficientes inclusos nas classes regulares, pois só pode ser utilizado para estudantes sem condições de inclusão. As informações coletadas mostram, ainda, que o currículo escolar, tal como está proposto para atender aos estudantes com surdocegueira, não favorece a aprendizagem e a autonomia desses sujeitos. Os resultados obtidos com o presente estudo indicam que um currículo baseado em habilidades funcionais deve ser desenvolvido também para os estudantes surdocegos inclusos, visto que é um currículo que proporciona aos estudantes o desenvolvimento de habilidades essenciais à participação numa variedade de ambientes e prepara-os para responderem com autonomia aos desafios acadêmicos e sociais ao longo da vida. |
Abstract: | The present study, which is part of the Research Group "Curriculum: theoretical conceptions and educational practices" from the Faculty of Education at the University of Brasília, under the supervision of PhD. Lívia Freitas Fonseca Borges, is aimed at identifying how the Functional Curriculum can contribute to the assistance of deafblind students included in regular classes of public schools in the Federal District. In general, students with deafblindness, due to their particular individual needs, require resources and methodologies that meet their specificities. It is known that the more severe the disability, the greater the educational challenge and thus the more accessible the curriculum must be. In order to assist students with disabilities, the Natural Functional Curriculum may be used – a teaching approach that aims at improving the quality of daily life, promoting independence and autonomy, and facilitating the development of basic, essential skills to the participation in any kind of situation and context in life. Therefore, working with the functionality of the curriculum implies developing the common curriculum in its eminently practical aspects based on theoretical foundations, contributing to the learning and autonomy of the students who need individualized support. Hence, this research, mostly qualitative, had the participation of seven teachers in the role of guide-interpreter who still work or have already worked alongside deafblind students enrolled in regular classes of public schools at the State Department of Education in the Federal District. Data construction was carried out from February to December 2018 and included bibliographical research, documentary research and semi-structured interviews as procedures / methodological tools. The data presented in official documents from the Ministry of Education and SEEDF demonstrate that, although the Functional Curriculum is prescribed, it cannot be developed for disabled students included in regular classes, since it can only be used for students with no inclusion conditions. The collected information also shows that the school curriculum, as it is proposed to assist students with deafblindness, does not favor the learning nor the autonomy of these individuals. The results obtained through the present study indicate that a curriculum based on functional skills should also be developed for included deafblind students, given that it is a curriculum that provides students with the development of skills that are essential to the participation in a variety of environments and it prepares them for responding with autonomy to academic and social challenges throughout their lives. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Modalidade Profissional, 2019. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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