http://repositorio.unb.br/handle/10482/35943
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_FabianaMarroniDellaGiustina.pdf | 36,1 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Coisazul : uma pesquisa sobre dança, pessoas e objetos |
Autor(es): | Giustina, Fabiana Marroni Della |
Orientador(es): | Matsumoto, Roberta Kumasaka |
Assunto: | Dança - coreografia Coreografia Interação Improvisação na dança |
Data de publicação: | 11-Dez-2019 |
Data de defesa: | 15-Mar-2019 |
Referência: | GIUSTINA, Fabiana Marroni Della. Coisazul: uma pesquisa sobre dança, pessoas e objetos. 2019. 220 f. il., Tese (Doutorado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
Resumo: | “Coisazul: uma pesquisa sobre Dança, Pessoas e Objetos” é uma tese que se propõe a refletir sobre as relações de não hierarquias nas interações entre pessoas e objetos quando dançam. A tese se constrói em diálogo com as Epistemologias Ecológicas e a coreografia Coisazul que em sua articulação criam as Epistemologias Dançadas. Pensamos Coisazul como um sistema celular hibrido entre pessoas e puffs azuis, que se acoplam afetivamente interagindo e ampliando as relações das presenças com o meio onde a dança acontece. A dança Coisazul acontece por meio de coreografias improvisadas coletivamente e entende suas vivências como um sistema de coisas que se organizam em unidade autopoética. A investigação da dança acontece num sistema híbrido de humanos e não-humanos que improvisam coletivamente sua coexistência, por atos cognitivos, existindo somente porque tal organização os faz produto de si mesmos. Apontamos que quando esse tipo de sistema acontece dança e coreografias passam a ser o mesmo evento, de modo que, a improvisação coletiva entre os corpos proporciona a sensação da organização do movimento como invento e a fluência do movimento como dança. Colaboram para esse entendimento os conceitos de coisas de André Lepecki, de inventividades de Virgínia Kastrup e de organização autopoiética de Humberto Maturana e Francisco Varela. A pesquisa foi desenvolvida no PPG- Arte da Universidade de Brasília/UnB, na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena, também foi contemplada pelo Programa de Doutorado Sanduíche da CAPES no ano de 2017 para realizar a pesquisa no Departamento de Dança da University of California/UCR em Riverside/CA. |
Abstract: | “Coisazul: a research bout Dance, People and Objects” is a doctoral thesis proposing a reflection about non-hierarchical relationships between people and objects in dance. This thesis is built in dialogue with Ecological Epistemologies and the Coisazul choreography that creates danced epistemologies when articulated. We think Coisazul as a hybrid cellular system between people and blue beans chair in an affective connection while they interact and enlarge the relations of the presences with the environment where the dance takes place. The Coisazul dance happens through choreographies improvised collectively and conceives its existence as a system of things organized in an autopoietic unit. The dance investigation happens in a humans and no-humans hybrid system that, through cognitive actions, improvise their coexistence collectively only existing because of this organization that makes them product of themselves. We point out that when this hybrid system happens, dance and choreographies become the same event, so that, the collective improvisation between the bodies provides a sense of organization of the movement as an invent and its fluence as a dance. The concepts that contributed for this understanding are André Lepcki´s concepts of things, Virginia Kastrup´s concept of inventiveness, and Humberto Maturana and Francisco Varela´s concept of autopoietic. This research was developed at the Art-PPG of the University of Brasilia/UNB, in the Processos Composicionais para a Cena research field. In 2017, this research was contemplated by the Doctorate Sandwich Program (Brazilian governmental agency CAPES) to develop a research at the Dance Department of the University of California in Riverside/UCR. |
Informações adicionais: | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, 2019. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.